Brasil Pré-Cabralismo

Brasil Pré-Cabralismo

Brasil Pré Cabralismo
Antes de darem os primeiros passos em terras brasileiras, os portugueses não imaginavam que naquela “nova” terra já existiam cerca de dois milhões de indígenas, esse foi o período que chamamos de "Brasil Pré-Cabralismo" ou "Brasil Pré-Cabralino".

Após terem seus primeiros contatos com os povos nativos, os europeus conceberam a errônea ideia de uma uniformidade cultural existente entre os índios. Na verdade, as sociedades indígenas existentes no Brasil Pré-Cabralino eram relativamente complexas, apresentando significativas características próprias. O grande número de línguas e dialetos era uma prova da singularidade de cada grupo étnico.

Dentre todos os povos indígenas que habitaram o Brasil de norte a sul, podemos destacar os grupos Pataxó, Nambikwara, Macro-jê e Aruaque. Contudo, os tupis formaram, sem dúvida, o maior grupo indígena da época pré-descobrimento. Suas tribos iam desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. A contribuição específica deste grupo foi de grande importância para a formação da cultura brasileira. Sua grande influência em nosso idioma é um exemplo vivo disto. Sem contar as contribuições no que se refere à alimentação, religião e folclore do povo brasileiro.

http://www-storia.blogspot.com.br/
Postagem Anterior Próxima Postagem