Zagreb | Capital da Croácia

Zagreb | Capital da Croácia


A cidade tem cerca de 780.000 habitantes, e a aglomeração conta com mais de 1.100.000 habitantes.

Capital da Croácia, Zagreb localiza-se nas margens do rio Sava. Depois de ter sido uma importante fortaleza medieval, tornou-se um centro de negócios no período barroco, principalmente devido à sua localização entre a Europa Central e o Mar Adriático. Agora é um centro de cultura, arte, desporto e ensino universitário em torno do qual gira a Croácia.

O coração da cidade é a Praça Trg bana Josipa Jelačića. Aqui se encontram as duas partes da cidade, a zona antiga (Gornji Grad) e uma outra mais moderna e comercial (Donji Grad).

Com um passado histórico inegável, a Catedral Sv. Stjepana, ou Catedral de São Estevão, com as suas duas altas torres de estilo neogótico, ergue sobre o monte Kaptol e encanta a cidade. Outro dos locais de oração importantes em Zagreb é a Kamenita Vrata, em português Porta de Pedra, uma das quatro entradas da muralha que protegia a cidade e onde, quando em 1731 um incêndio consumiu quase toda a cidade, se encontrou, entre as suas ruínas, uma imagem da Virgem Maria.

Foi a partir de 1830 que começou o desenvolvimento da zona nova da cidade, construída em torno de espaços verdes e parques conhecidos como a Ferradura Verde. Aqui vamos encontrar alguns dos mais importantes museus de Zagreb, o Teatro Nacional e o Jardim Botânico. A alguns metros da praça central pode visitar o Metrovic Ateliar, antigo estúdio do escultor Ivan Metrovic, agora convertido em museu.
Zagreb, Capital da Croácia

O Dolac, mercado da cidade desde 1930, está também na cidade nova e destaca-se pela riqueza e pelas cores das suas belas fachadas.

Uma curiosidade que tem a ver com gravatas! Quando for à Croácia não pode voltar sem comprar uma gravata! A história é antiga e quando for para comprar a sua, peça que lha contem. Tente ir até Potomac, a fábrica mais antiga de gravatas.

O ponto de reunião dos jovens durante a noite são os bares, cafés e cervejarias nas imediações da praça central. Os clubes nocturnos e as discotecas espalham-se por toda a cidade, mas se preferir beber apenas um copo e passar uma noite tranquila, os bares da rua Tkalciceva são os mais adequados. Para música ao vivo escolha a Sax Palmoticeva.

A cidade apostou bastante no desenvolvimento dos transportes. Zagreb tem à disposição do turista redes públicas de elétricos, autocarros e comboios. Os elétricos, por exemplo, funcionam 24 horas por dia e cobrem grande parte da cidade. Para complementar use o comboio ou o autocarro. Lembre-se ainda do conselho que damos sempre: a melhor forma de conhecer uma cidade é andar a pé pelas suas ruas. Sempre que possível, e que as distâncias não sejam demasiado longas, opte por andar. Poupa dinheiro e vai sentir a cidade e a suas pessoas de uma forma que os transportes públicos não lhe podem oferecer.

Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia
Zagreb, Capital da Croácia

http://www.klimanaturali.org
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem