Zé Doca | Município do Estado do Maranhão

Zé Doca | Município do Estado do Maranhão


Zé Doca é uma cidade e um município do estado do Maranhão, Brasil. Localiza-se na microrregião do Pindaré, mesorregião do Oeste Maranhense. O município tem 53.400 habitantes (2012) e 2044 km2. Foi criado em 1988.


HistóriaNo dia 8 de julho de 1958, chega por essas terras José Timóteo Ferreira, conhecido como "Zé Doca" e a sua esposa Maria Ferreira, acompanhada de 14 filhos, muitos deles nascidos na longa viagem que fizera, juntamente com cerca de 10 famílias, de Cambuci - CE até chegar nessa região. Homem empreendedor e de extrema coragem, começa então a derrubar a cabo de machado as primeiras árvores, criando o "Centro" (nome dado a povoados no interior do Maranhão) de Zé Doca que, mais tarde, se tornaria um belo vilarejo.

em 11 de julho de 1960, faleceu vitima das adversidades aqui encontradas. Mas já em 1960, o povoado contava com cerca de 08 casas.

Zé Doca, Município do Estado do MaranhãoOs primeiros comerciantes logo aqui se estabeleceram, muitos homens com visão empresarial que não hesitaram em receber o órgão do Governo Federal SUDENE, que procurou até o ano de 1972, implantar o projeto de colonização do oeste maranhense, responsabilidade mais tarde passada ao órgão governamental COLONE.

No decorrer do tempo, Zé Doca recebeu centenas de famílias nordestinas (principalmente cearenses) que assim como seu fundador vinham a procura de melhores condições de vida, fugindo das grandes secas do nordeste e eram aqui assentadas no lotes da SUDENE e posteriormente COLONE.

Em pouco espaço de tempo o povoado de Zé Doca se tornou um grande produtor de arroz, milho, pimenta do reino e farinha. Zé Doca se consolidou também como região importante com a construção da BR 316, se desenvolvendo e tornando-se o maior distrito do município de Monção, superando este em tamanho e número de habitantes.
Em 4 de outubro de 1987, Zé Doca teve sua emancipação política e se tornou município. Em 1996, assume a prefeitura Alcir Mendonça, que empreendeu um grande projeto de urbanização e crescimento municipal, sendo lembrado até hoje como o homem que "construiu" Zé Doca. Assume em 2008 Raimundo Nonato Sampaio, conhecido pela população como Natim.

Fonte: www.klimanaturali.org e www.geografiatotal.com.br
Foto: www.zedocaemfoco.com/
Postagem Anterior Próxima Postagem