Aipo, Planta Herbácea (Apium Graveolens)

Aipo, Planta Herbácea (Apium Graveolens)

Aipo, Planta Herbácea (Apium Graveolens)O aipo (Apium graveolens), planta herbácea da família das umbelíferas, de duração bienal, pode ultrapassar noventa centímetros de altura. O caule é estriado e as folhas são lobuladas, com as bordas dentadas. As flores, pequenas e brancas, estão reunidas em umbelas, ou seja, inflorescências, nas quais os pedúnculos florais partem de um mesmo ponto e atingem igual altura.

As virtudes curativas do aipo foram descritas nos tratados médicos dos chineses da antiguidade. Suas propriedades eram também apreciadas pelos gregos e romanos, que consumiam habitualmente o vegetal.

As variedades conhecidas pelo nome de aipo dividem-se em dois grupos principais, o primeiro integrado por todas as espécies cujos pecíolos, de coloração branca, rósea, vermelha ou violácea, são comestíveis. O segundo inclui as variedades do aipo-rábano ou salsão, algumas das quais têm raízes comestíveis, ao passo que outras apresentam folhas que são usadas como condimento. O aipo é empregado na alimentação humana cozido ou em saladas. Indicado para o tratamento de diversas doenças como diurético, excitante, antitérmico, carminativo e no combate ao escorbuto, é também usado como aperitivo.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem