Jogos Olímpicos de Verão de 2004 em Atenas - Grécia

Jogos Olímpicos de Verão de 2004 em Atenas - Grécia

Os Jogos da XXVIII Olimpíada da era moderna realizaram-se em 2004 na cidade grega de Atenas. Os jogos tiveram início em 13 de Agosto, até 29 de Agosto e contaram com a participação de 11 mil atletas oriundos de 201 países, que competiram em 28 modalidades. Foi a segunda vez que Atenas sediou os Jogos Olímpicos, visto que foi nesta cidade que se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896.

Processo de candidatura - Onze cidades expressaram interesse em realizar os Jogos da XXVIII Olimpíada: Atenas, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Istambul, Lille, Rio de Janeiro, Roma, San Juan, Sevilha, Estocolmo e São Petersburgo. Devido ao elevado número de candidaturas, na 102ª sessão do Comité Olímpico Internacional foi decidido que a eleição da cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2004 se realizaria em duas fases.

Na primeira fase, uma Comissão de Avaliação composta por membros do COI, representantes de federações internacionais, comités olímpicos nacionais, atletas e especialistas, estudou as candidaturas, inspeccionou as localizações e preparou um relatório. Com base nesse relatório,um colégio eleitoral escolheu as cinco cidades finalistas: Atenas, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Estocolmo e Roma

Na 106ª sessão do COI, a 5 de Setembro de 1997 em Lausanne, Suíça, procedeu-se à eleição da cidade anfitriã dos Jogos da XXVIII Olimpíada. Os membros do COI votaram, por voto secreto numa única cidade, ganhando a cidade que obtivesse a maioria absoluta dos votos. Caso nenhuma cidade obtivesse essa maioria, a cidade menos votada era retirada de concurso e procedia-se a nova votação. Ao fim de quatro rondas de votação, Atenas bateu Roma por 66 votos contra 41 e foi eleita anfitriã dos Jogos da XXVIII Olimpíada.

Grécia

Modalidades Olímpicas
Andebol, Atletismo, Badminton, Baseball, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Equitação, Esgrima, Futebol, Ginástica, Halterofilismo, Hóquei em campo, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Softbol, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo, Vela, Voleibol

Curiosidades
  • A primeira medalha de ouro dos Jogos da XXVIII Olimpíada foi conquistada pela chinesa Li Du, na competição feminina de tiro, especialidade de carabina de ar comprimido. A medalha de prata foi para a russa Lioubov Galkina, e a de bronze para a checa Katerina Kurkova.

  • O percurso da maratona foi uma reedição do percurso histórico, tendo início na cidade de Maratona e terminando no estádio de Panathinaiko em Atenas. Foi ganha pelo italiano Stefano Baldini, após o padre Cornelius Horan segurar o então líder da competição, a menos de 10 km do final, o brasileiro Vanderlei de Lima. Vanderlei de Lima ganha o bronze e em reconhecimento de sua conduta esportiva, a medalha de Pierre de Coubertin.

  • Foi a primeira vez em que a chama olímpica deu a volta no mundo.
Postagem Anterior Próxima Postagem