Amêijoa, Molusco Bivalve

Amêijoa, Molusco Bivalve

Amêijoa, Molusco Bivalve

Amêijoa é um molusco bivalve, assim denominado porque sua concha é composta por duas valvas que se articulam para fechá-la. Pertence à família dos venerídeos e compreende múltiplas espécies, a maioria marinhas, como a chamada amêijoa-fina (Tapes decussatus), europeia; a amêijoa-rosa, do gênero Amiantis, muito apreciada na América Latina; e a amêijoa-japonesa (T. japonica).

São numerosos os moluscos que o homem utiliza como alimento: entre os que possuem uma concha formada por duas placas ou valvas, os mais conhecidos são as ostras, os mexilhões e as amêijoas.

Há também espécies de água doce, como as do gênero Anodontia. Muitos outros gêneros, entre os quais Donax, Mercena e Tridacna ou amêijoa-gigante, constituem um amplíssimo grupo, integrado por milhares de espécies.

Esses moluscos vivem no fundo do mar, perto da costa, ou nos leitos dos rios, enterrados na areia ou na lama. São animais filtradores, que se alimentam de algas unicelulares e de diversas partículas arrastadas pelas correntes, capturadas através de um prolongamento em forma de tubo ou sifão. Respiram por intermédio de brânquias, órgãos que se dispõem em forma de pequenas lâminas e intervêm também no processo de nutrição.

A concha apresenta uma série de estrias que marcam suas diferentes linhas de crescimento. Na face interna há um par de concreções carnosas, de forma cilíndrica, que, ao se contraírem, aproximam as duas partes da concha até fechá-la. As valvas articulam-se por meio de pequenos dentes que constituem a chamada charneira. O deslocamento ocorre pela ação de uma massa muscular achatada.

Há distinção entre os sexos e a fecundação é externa. Ao ovo sucede uma larva, chamada trocóforo e em forma de pião, dotada de uma série de cílios ou pelos através dos quais se desloca. Com o passar do tempo desenvolve-se um novo estado larvar, de aspecto semelhante ao do adulto, que se fixa e cresce até dar lugar ao indivíduo definitivo.

As amêijoas são apreciadas pelo gosto suave de sua carne, se bem que os tipos comestíveis sejam poucos em relação à grande diversidade de espécies.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem