Amiens | Cidade Francesa do Departamento de Somme

Amiens | Cidade Francesa do Departamento de Somme

Amiens, Cidade Francesa do Departamento de SommeAmiens, capital do departamento de Somme, no norte da França, é também a principal cidade da região da Picardia. Na época pré-romana, a cidade se chamava Samarobriva, capital dos ambianos, e é do nome desse povo da Gália que veio o atual. Foi fortificada pelos romanos e, no século III, cristianizada por são Firmino, que seria seu primeiro bispo. Mais tarde tornou-se a capital do condado medieval de Amiénois e, em 1185, foi incorporada à coroa francesa.
Capital da antiga Picardia, Amiens é famosa por sua catedral, um dos melhores exemplos de arte gótica, e pelo tratado assinado em 1802 por ingleses e franceses, que trouxe um breve período de paz durante as guerras napoleônicas.
Amiens, Cidade Francesa do Departamento de Somme


Em 1802, firmou-se na cidade, entre a França e o Reino Unido, o tratado que entrou para a história com o nome de paz de Amiens. Durante a primeira guerra mundial, Amiens foi ocupada durante curto tempo pelas tropas alemãs; mas, na segunda, as forças do Terceiro Reich ali se instalaram de 1940 a 1944. Os graves danos sofridos nesse período exigiram uma ampla reconstrução de seu centro antigo.

A economia se baseia principalmente na indústria têxtil, famosa desde a Idade Média. Existem ainda fábricas de máquinas, produtos químicos e pneumáticos. Os agricultores das terras pantanosas dos arredores despacham seus produtos em barcos pelo rio Somme, que na parte antiga da cidade se divide em sete braços. As comunicações ferroviárias têm importante entroncamento em Longeau, perto de Amiens.

Na parte velha se encontram o aglomerado urbano  do século XVII, reconstruído, a igreja de Saint-Germain, do século XV, e o antigo teatro com fachada Luís XVI. A catedral, a maior e uma das mais belas da França, foi projetada por Robert de Luzarches.  Iniciada em 1220, a construção terminou meio século depois. Suas duas torres desiguais datam dos séculos XIV e XV. No pórtico central, onde está representado o Juízo Final, encontra-se a famosa estátua do "Beau Dieu".
http://www.klimanaturali.org
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem