Anchova, Peixe da Família dos Pomatomídeos

Anchova, Peixe da Família dos Pomatomídeos

Anchova, Peixe da Família dos Pomatomídeos

A anchova (Pomatomus saltatrix) é um peixe da família dos pomatomídeos. Tem em geral porte modesto, mas pode atingir cerca de um metro de comprimento e pesar até 12kg. Seu corpo é longo, oblongo, alto e comprimido lateralmente, de cor verde olivácea, com abdome esbranquiçado. A cabeça e a boca são grandes. As escamas, pequenas e firmes. Espécie predatória e voraz, ingere presas em quantidade correspondente à metade de seu próprio peso, principalmente sardinhas, savelhas e manjubas, mas também crustáceos e moluscos. Sua carne é de boa qualidade, embora de aspecto não muito agradável, por ser acinzentada.

anchova (Pomatomus saltatrix)
Encontrada em todo o litoral brasileiro, do Pará ao Rio Grande do Sul, a anchova ou enchova costuma deslocar-se em águas pouco profundas, sendo vista com frequência em grandes cardumes. Por isso, é de pesca intensa e fácil.

Quando as águas começam a esfriar, no inverno, as anchovas migram para regiões mais quentes. São capturadas de dezembro a março, e em junho e julho. A desova ocorre em agosto e setembro.

As denominações anchova e anchovinha aplicam-se sem muita distinção a pequenos peixes engraulídeos pertencentes a cerca de trinta espécies de gêneros como Anchoa e Anchoviella. Tais peixes têm aplicações industriais, como as sardinhas, e confundem-se com elas no porte, alcançando em média de oito a dez centímetros.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem