Aracnídeos, Características Gerais dos Aracnídeos

Aracnídeos, Características Gerais dos Aracnídeos

Aracnídeos, Características Gerais dos Aracnídeos

Os aracnídeos são invertebrados artrópodes (providos de apêndices articulados), aparentados com os insetos, crustáceos e centopéias. Contudo, diferem desses porque têm quelíceras, apêndices venenosos localizados perto da boca, e são desprovidos de antenas e mandíbulas.

As aranhas, escorpiões e ácaros são os aracnídeos mais conhecidos. Essa classe de artrópodes predadores tem dezenas de milhares de espécies e subespécies. Muitos deles são extremamente úteis ao homem porque combatem pragas e se alimentam de insetos transmissores de doenças, mas outros provocam enfermidades e alguns possuem uma peçonha que pode ser mortal.

Em geral, o corpo se divide em duas regiões características: uma anterior, o cefalotórax (formado pela união da cabeça com o tórax), onde se inserem as patas e se localizam os olhos e as quelíceras, e outra posterior, o abdome, que é segmentado nos escorpiões, indiviso nas aranhas e nos ácaros não apresenta limite perceptível com o cefalotórax.

Junto às quelíceras, os aracnídeos possuem um par de apêndices alongados que se denominam pedipalpos. Nos escorpiões eles são muito desenvolvidos e formam uma espécie de pinça com as quais retêm as presas. Muitos aracnídeos usam esses apêndices para reconhecer o terreno e tatear o solo. Além disso, têm quatro pares de patas, divididas em diferentes partes, articuladas de modo a permitir andar, nadar e escavar. Na parte anterior do corpo, situa-se uma série de olhos simples, orientados em diferentes ângulos.

Os aracnídeos são animais predadores. Capturam suas presas -- insetos, vermes, outros aracnídeos e até pequenas aves -- e, pelos canais existentes no interior das quelíceras, inoculam na vítima o veneno segregado por glândulas situadas perto da boca. Esse veneno dissolve os tecidos da vítima, decompondo-os e reduzindo-os a uma polpa pastosa que os aracnídeos absorvem.

Os ácaros, em geral, não têm sistema respiratório. Os escorpiões têm quatro pares de pulmões traqueais, ou filobrânquias, que se comunicam com o meio exterior por meio de um estigma, órgão respiratório que abre e fecha. O aparelho digestivo compõe-se de três partes. Na anterior, digere-se parcialmente o alimento. Na média, a digestão se completa. A excreção é feita por órgãos com a aparência de feixes de pelinhos finos, os vasos de Malpighi, que se comunicam com a parte posterior do intestino.

A maioria dos aracnídeos é ovípara. Os ovos são fecundados pela mãe no momento da postura. Os ácaros e escorpiões são ovovivíparos ou vivíparos. Até alcançar o tamanho definitivo e a maturidade sexual, os aracnídeos passam por uma série de mudas.

Principais grupos - Os aracnídeos compreendem diversas ordens, entre as quais se destacam a dos escorpiões, a dos araneídeos, a dos opiliões e a dos ácaros.

Os escorpiões têm o abdome dividido em duas regiões: uma anterior, tão larga quanto o cefalotórax, e outra posterior, também chamada cauda, mais estreita e dividida em segmentos. Esta última termina no chamado telso (último anel do abdome), onde se localiza uma glândula peçonhenta.

Os araneídeos, ou aranhas, caracterizam-se por duas regiões corporais separadas por uma cintura estreita. Além disso, têm a capacidade de segregar, por apêndices posteriores denominados fiandeiras, uma substância sedosa com a qual muitas espécies fabricam teias. Os opiliões possuem um corpo diminuto, sustentado por patas finas e compridas, semelhantes a pêlos. São animais de hábitos gregários, freqüentemente vistos em reentrâncias, agrupados em grande número. No grupo dos ácaros há muitas espécies de parasitas, como os carrapatos e o Sarcoptes scabiei, causador da sarna humana.

spidersAranha - Embora de aparência pouco simpática, a aranha é quase sempre útil ao homem e ao equilíbrio da natureza, pois é predadora de insetos prejudiciais. Raras espécies são perigosas ao contato humano e há soros específicos para seu veneno.

Anatomia e estrutura - A aranha é um invertebrado artrópode (isto é, que tem pernas articuladas) da classe dos aracnídeos e da ordem dos araneídeos (o escorpião, seu parente próximo, é também da classe dos aracnídeos, mas é da ordem dos escorpionídeos: nem este, nem a aranha são insetos). Já foram descritas cerca de 33.000 espécies de aranha, arroladas em 2.500 gêneros. Vivem no mundo inteiro, com exceção da Antártica, sendo de cor e tamanho variável: algumas mal podem ser vistas a olho nu, enquanto as caranguejeiras das selvas equatoriais chegam a dez centímetros de comprimento (corpo) e 28cm de uma ponta à outra das patas anteriores e posteriores.

A aranha tem o corpo formado por duas partes bem diferenciadas: uma reúne a cabeça e o tórax em peça única, o cefalotórax, e a outra é o abdome. A ligação entre a primeira e a segunda é uma cintura estreita. Ao cefalotórax se prendem os seis pares de apêndices articulados: o primeiro é o das quelíceras, que se destinam à captura da presa e são divididas em dois segmentos, o da extremidade é afilado para se cravar e dar passagem ao veneno; o segundo par de apêndice, constituído pelos palpos (daí a expressão "em palpos de aranha", equivalente a "na boca do lobo"), tem funções táteis e sexuais; o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto pares são as patas locomotoras.

De modo geral, a respiração se faz através de dois pulmões foliáceos (em forma de lâmina) e duas traquéias, mas há espécies que respiram apenas com traquéias (dois pares). O aparelho circulatório varia conforme os órgãos de respiração. As espécies dotadas de pulmões têm também um coração dorsal e pulsátil. As demais têm-no simplificado em uma cavidade dorsal que ao receber a hemolinfa (equivalente ao sangue), faz com que esta se espalhe, mediante algumas artérias, pelo corpo todo.

A aranha não tem como mastigar os alimentos, mas seu aparelho digestivo só está preparado para líquidos, de modo que suas presas (principalmente insetos), depois de mortas, são inoculadas com enzimas especiais que liquefazem a maior parte de seus tecidos. Literalmente sugada, a vítima fica reduzida aos restos secos de sua carcaça.

Os ocelos ou olhos simples da aranha (em geral, de seis a oito) são dispostos em diferentes pontos da cabeça, permitindo-lhe ver muito bem e em várias direções. De instintos apurados, ótimo encéfalo e sistema nervoso, todos os tipos de aranha têm memória e reflexos sensíveis, que podem sofrer condicionamento. Não foi possível provar, até hoje, se a aranha ouve, embora diversas espécies emitam som.

O tegumento que lhes recobre o corpo é uma quitina dura e espessa, formando uma espécie de exosqueleto. Em numerosas famílias e gêneros, esse revestimento adquire maior ou menor pilosidade, que também assume funções sensoriais. São notavelmente peludas as caranguejeiras, as tarântulas americanas e, em qualquer casa ou espaço urbano, a admirável papa-moscas, de que existem 2.800 espécies.

Comportamento - Uma habilidade proverbial da aranha é produzir fio e fazer teias. Quase todas as espécies constróem algum tipo de teia, incluindo-se, além das geométricas e espiraladas, as planas, as tubulares, as reticulares. Há aranhas com seis, quatro ou duas fiandeiras, protuberâncias com orifícios na parte inferior do abdome e ligadas às glândulas de produção do fio. Resistente, elástico, feito de uma proteína que se solidifica ao contato do ar, o fio é apontado como uns dos principais instrumentos do êxito das aranhas. Serve-lhes para a caça e para a proteção, para o abrigo e cuidado com os ovos e, na subordem de aranhas menos pesadas, para o transporte dos filhotes pelo ar, levados pelo vento. Fios já foram achados na estratosfera e no meio dos oceanos. Chegando a lugar propício, os filhotes começam sua vida independente, quase sempre solitária.

O sexo é outra marca de originalidade dos araneídeos. Embora haja muitas variantes de gênero e espécie, a fêmea tem uma só vulva mas dois recipientes seminais. O macho dispõe de dois órgãos copuladores, na extremidade dos palpos, e glândulas de esperma separadas destes, no ventre. Por isso ele tem de ejacular numa teia especial, depois extrair-lhe o sêmen com os verdadeiros êmbolos de seu par de estiletes, e só então copular. Como em muitos gêneros de aranha a fêmea após o acasalamento mata o macho, este procura rapidamente bater em retirada.

As grandes caranguejeiras são as aranhas que vivem mais, chegando a alcançar 15 anos. Caçam aves, pequenos mamíferos ou répteis. A maioria das espécies é inofensiva ao homem. Aranhas muito peçonhentas e perigosas são a viúva negra, a licosa, a armadeira e a chamada aranha marrom.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem