Argila, Rocha Sedimentar

Argila, Rocha Sedimentar

#Argila, Rocha SedimentarArgila é uma rocha sedimentar, constituída basicamente por silicatos hidratados de alumínio (silício combinado com oxigênio, moléculas de água e alumínio), além de partículas de ácidos metálicos e matéria orgânica. Segundo a natureza desses componentes, a argila apresentará tonalidades diferentes. Assim, enquanto a presença de óxido de ferro imprime à rocha uma coloração avermelhada, as argilas ricas em matéria orgânica apresentam tons acinzentados.

Graças às propriedades que exibe, a argila é considerada uma matéria-prima insubstituível na indústria cerâmica.

A formação dos depósitos de argila se deve a processos de sedimentação de produtos de erosão provenientes de diferentes minerais, os quais se acumularam em fendas oceânicas e leitos de rios, sofrendo aglomeração, graças à atração eletrostática existente entre as partículas da rocha.

A argila caracteriza-se por sua grande plasticidade quando úmida, o que a torna utilizável na modelagem dos mais variados objetos. Conforme sua composição, pode fundir-se a temperaturas na faixa de 1.000 a 1.400o C. Apresenta um grande poder de absorção e, por isso, a ela se podem unir numerosos cations (íons com carga positiva), fato importante nas reações físico-químicas que se produzem nos solos. Além de sua aplicação nas indústrias cerâmicas e de construção, a argila é também utilizada com fins medicinais (geoterapia).

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem