Choupo ou Álamo

Choupo ou Álamo

Choupo ou Álamo
O choupo ou álamo é uma árvore da família das salicáceas, gênero Populus. Alta e esbelta, tem folhas caducas, largas e com as bordas denteadas. As flores, praticamente reduzidas a seus órgãos reprodutores, agrupam-se em cachos alongados e unissexuais: os masculinos ficam em uma árvore e os femininos em outra. A floração se dá antes que saiam as folhas e o fruto é uma cápsula com tufos de pêlos brancos, cuja dispersão é favorecida pelo vento. Árvore resistente, o choupo se desenvolve melhor em terra bem úmida. Por isso, muitas espécies crescem nas margens dos rios, formando alamedas. Sua principal área de distribuição compreende a América do Norte e a Europa. A madeira macia do choupo é usada sobretudo em postes e caixas e também no fabrico de pasta de papel.

Por sua beleza e resistência, o choupo, que ocupa consideráveis extensões nas zonas temperadas do hemisfério norte, é uma das árvores mais comuns em parques e jardins.

Cabe mencionar, entre as várias espécies, o choupo-branco (Populus alba), de casca branca e folhas largas; o choupo-negro (P. nigra), de folhas ovaladas e casca escura, com algumas variedades muito utilizadas em paisagismo; e o choupo-tremedor (P. tremula), de folhas arredondadas, ligadas ao galho por um pecíolo plano, que as faz vibrar à menor brisa. Distingue-se ainda o choupo-bálsamo (P. balsamifera), que predomina na América do Norte.

www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem