Embaúba, Planta do Gênero Cecropia

Embaúba, Planta do Gênero Cecropia

#Embaúba, Planta do Gênero CecropiaPelo nome de imbaúba, Embaúba ou umbaúba são conhecidas cerca de cinquenta espécies, distribuídas por quase todo o Brasil, do gênero Cecropia, família das moráceas, a mesma da amoreira. São árvores de 8 a 25m de altura, com o caule reto articulado em nós sólidos e entrenós ocos. Em geral só na parte mais alta existem galhos, que têm a mesma conformação do caule e sustentam as folhas grandes e ásperas, quase sempre verde-escuras por cima e esbranquiçadas por baixo. Há imbaúbas de folhas prateadas, como C. hololeuca, ou com ambas as faces verdes, como C. bifurcata.

Os brotos e frutos da imbaúba são alimentos habituais da preguiça, o que justifica o nome de árvore-da-preguiça, pelo qual também é conhecida.

Todas as espécies de imbaúba são típicas de áreas quentes e úmidas e vegetam com particular exuberância em grotas e formações análogas. Frequentes na mata atlântica, onde o colorido prateado de algumas espécies se destaca do conjunto, são férteis na propagação e ocupam rapidamente as clareiras. As espécies amazônicas, que em pouco mais de cinco anos atingem seu porte máximo, perfilam-se em maciços pelas margens dos rios. A polpa da Embaúba dá ótima celulose para papel. A casca fornece fibras para a produção de estopas e cordas. As formigas que fazem ninho no interior do caule da imbaúba, como as do gênero Azteca, estabelecem com ela uma relação de mutualismo: sem prejudicá-la, alimentam-se dos corpúsculos macios e nutritivos que há sobre os nós, protegendo-a ao mesmo tempo de outros insetos predadores.

www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem