Lentilha, Planta Herbácea

Lentilha, Planta Herbácea

Lentilha, Planta Herbácea

Lentilha (Lens esculenta) é uma planta herbácea, com ciclo de vida anual, da família das leguminosas, que inclui também outras espécies importantes como os feijões e as ervilhas. É um arbusto que cresce de 15 a 45cm. Tem folhas compostas, com folíolos ovalados e gavinhas, ou folhas modificadas, com as quais a planta busca apoio para subir em planos verticais. As flores são pequenas, brancas ou azuladas. O fruto é uma vagem pequena e achatada que contém duas sementes acinzentadas, mais grossas no centro que nas bordas, ricas em proteínas, vitamina B, ferro e fósforo, e muito apreciadas como alimento.

Cultivada na região mediterrânea e em muitas partes da Europa central e ocidental, a lentilha é uma das leguminosas mais utilizadas no mundo, tanto no Ocidente quanto na Ásia e no norte da África.

A lentilha cresce melhor em solos leves e secos, mas tolera terrenos pobres e até com certo teor de cal. Precisa de pouco trabalho de arado e de pouca adubação. Entre as variedades mais importantes estão a lentilha francesa, de sementes amareladas, e a egípcia, de cor avermelhada.

www.klimanaturali.org