Rabanete (Raphanus sativus)

Rabanete (Raphanus sativus)

#Rabanete (Raphanus sativus)Rabanete (Raphanus sativus) é uma planta da família das brassicáceas, a mesma do nabo e da rúcula. A planta adulta tem entre 15 e 20cm de altura. Cem gramas de polpa da raiz podem conter até 120mg de vitamina C. A semeadura se faz em local definitivo, em sulcos distantes vinte ou trinta centímetros um do outro, cobrindo-se as sementes finíssimas, três ou quatro por cova, com leve camada de terra peneirada. O excesso de calor acelera a floração, em detrimento da formação de raízes.

Muito rico em vitamina C e estimulante do apetite, o rabanete apresenta crescimento muito rápido: cerca de um mês após a semeadura, arranca-se a planta inteira para colher a raiz picante que constitui sua parte comestível mais nobre.

As variedades cultivadas no Brasil são todas anuais e se caracterizam pelas raízes globulares, em geral arredondadas, brancas por dentro e vermelhas por fora. Em países de clima frio há variedades criadas para as diferentes estações do ano, muitas das quais produzem raízes alongadas ou brancas, rosadas, roxas ou quase negras por fora. As folhas do rabanete são também nutritivas e podem ser comidas cruas ou cozidas.

www.klimanaturali.org


Postagem Anterior Próxima Postagem