Rio Grande | Cidade do Rio Grande do Sul

Rio Grande | Cidade do Rio Grande do Sul

Sede do único porto marítimo da costa gaúcha, Rio Grande foi o município brasileiro pioneiro na refinação do petróleo.

Rio Grande localiza-se a oeste do canal de mesmo nome, que liga a lagoa dos Patos ao oceano Atlântico. Situa-se a 13km da costa e a 330km de Porto Alegre. O clima é ameno, com temperaturas entre 22°e 16°C.

O povoado teve origem em um forte, construído em 1737 por José da Silva Pais, junto ao rio então chamado Estreito. Em 1745, Gomes Freire de Andrade o transferiu para o local onde hoje se localiza a cidade. Primeiro estabelecimento oficial dos portugueses no Rio Grande do Sul, foi capital do estado entre 1755 e 1763, sob o nome de Rio Grande de São Pedro. Elevado a sede do município em 1809 e a cidade em 1835, tornou-se importante centro industrial e comercial.

RIO GRANDE, CIDADE DO RIO GRANDE DO SUL

São relevantes as indústrias alimentícia (sobretudo de conservas de carne, peixe e frutas), química, farmacêutica e têxtil, além da metalúrgica. A pesca lacustre e a pecuária bovina, ovina e suína são bastante desenvolvidas, assim como a produção de couros e peles. A catedral de São Pedro (1755-1775) e a capela de São Francisco são importantes monumentos históricos, tombados pelo Patrimônio Histórico. Na área cultural, destaca-se o Museu Oceanográfico, com uma valiosa coleção de moluscos.


http://www.klimanaturali.org
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem