Tamarindo (Tamarindus Indica)

Tamarindo (Tamarindus Indica)

#Tamarindo (Tamarindus Indica)
Tamarindo, ou tamarindeiro (Tamarindus indica), é uma árvore da subfamília das cesalfinoídeas, da família das leguminosas, de até 24m de altura, capaz de frutificar por quase 200 anos. Suas folhas são compostas por vários pares de folíolos de dois centímetros de comprimento. As flores amarelas, com 2,5cm de diâmetro, nascem em pequenos cachos. A copa, ampla e frondosa, assume na brotação um matiz verde-claro de belo efeito paisagístico. Os frutos são vagens de 7,5 a 24cm de comprimento que contêm até 12 sementes acamadas em polpa de sabor agridoce. Esta, laxativa, rica em açúcar, ácidos, vitaminas e sais minerais, é usada sobretudo em sorvetes e refrescos. As sementes servem de forragem e, depois de processadas, como estabilizantes de sucos e alimentos industrializados.

Provavelmente originário da África, o tamarindo foi levado às mais diversas regiões tropicais e assumiu importância especial na Índia, onde é cultivado pela polpa e as sementes comestíveis encerradas em vagens; pelas folhas, que fornecem tinturas; e pela madeira.

O tamarindo se propaga por sementes. É encontrado com freqüência em solos arenosos, à beira-rio ou próximo de praias. Começa a frutificar entre o quarto e o sexto ano. Cada pé adulto pode dar de 150 a 200kg de vagens por ano. No Brasil, onde permite colheitas entre junho e agosto, o tamarindo acha-se disperso por todos os estados mais quentes.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem