Rio Yukon - Canadá/Estados Unidos

Rio Yukon - Canadá/Estados Unidos

Rio Yukon - Canadá/Estados Unidos
Rio Yukon
O Rio Yukon, um dos maiores rios da América do Norte, tem uma extensão de 2.554km e uma bacia de 830.000km2. Nasce no lago Tagish, a uma altitude de 656m, entre a Colúmbia Britânica e o território do Yukon, no oeste do Canadá. Atravessa o território de Yukon na direção noroeste e é aproveitado em seu curso alto para a produção hidrelétrica. Depois de entrar no Alasca, onde se desvia para sudoeste, faz uma curva pronunciada e desemboca no estreito de Norton, no mar de Bering, num delta pantanoso e pontilhado de lagos.

Grande rio do Alasca, o Yukon desliza por uma paisagem de extraordinária beleza na qual a atividade humana realizou poucas alterações.

O caudal médio na foz cresce bastante após o degelo, em junho e julho, e diminui no inverno. Seu curso baixo foi explorado por comerciantes russos de peles por volta de 1846. Na confluência com o rio Klondike, fica a cidade de Dawson, famosa durante a febre do ouro do fim do século XIX. Embora a riqueza mineral tenha sido importante fator de povoamento da região no passado, o futuro econômico da região parece estar no turismo.
Postagem Anterior Próxima Postagem