Acetona e Acetileno

Tags

Acetona e Acetileno

#Acetona
Acetona - A acetona, composto químico de fórmula CH3-CO-CH3, é a primeira e a mais importante da série das cetonas alifáticas. É um líquido incolor, de cheiro bem característico, solúvel em água em todas as proporções, e de ponto de ebulição 56,5o C. Encontra-se, em pequenas quantidades, na urina e no sangue do homem e de outros animais.

Utilizada como solvente de vários compostos orgânicos e na fabricação de plásticos, lacas e vernizes, a acetona foi sintetizada pela primeira vez em 1595, pelo médico alemão Andreas Libau.

O primeiro método industrial de obtenção da acetona foi a destilação destrutiva do acetato de cálcio, obtido do ácido pirolenhoso, fração líquida resultante da destilação seca da madeira. Durante a primeira guerra mundial, para obter a cordite (pólvora britânica), desenvolveu-se um processo fermentativo de produção da acetona a partir do amido, pela ação do Clostridium acetobutylicum. O etanol e o álcool n-butílico formam-se, também, durante esse processo. Atualmente, o principal método de obtenção industrial consiste na desidrogenação catalítica de isopropanol, passando-se vapores desse álcool sobre cobre aquecido ao rubro.

#AcetilenoAcetileno - É obtido por hidrólise de carbonetos de metais alcalinos e alcalino-ferrosos (principalmente do carboneto de cálcio) e da pirólise do metano. Nesse último processo, o gás é aquecido eletricamente a 1.500o C, produzindo acetileno impuro que geralmente é absorvido em um solvente, como a dimetilformamida. Purificado pelo aquecimento da solução de solvente, o acetileno é utilizado na indústria para fabricação de plásticos, como policloreto de vinila (PVC), acrilonitrilas e neoprene. Outros derivados desse gás são as substâncias orgânicas etileno e benzeno, usados como intermediários na formação de outros compostos, e o percloretileno, produto de limpeza.

Obtido pela primeira vez a partir de seus componentes básicos por Marcellin Berthelot, em 1862, o acetileno apresenta grande poder calorífico e é muito utilizado para corte e solda de chapas metálicas.

Acetileno ou etino é um hidrocarboneto insaturado, de fórmula H-C=C-H, gasoso a temperatura ambiente (ponto de ebulição, -75o C). Incolor e de odor agradável quando puro, apresenta-se menos denso que o ar (d=0,93 em relação ao ar). Misturado ao ar pode explodir com extrema violência.

www.klimanaturali.org