Advérbio | Classificação dos Advérbios e Locução Adverbial

Advérbio | Classificação dos Advérbios  e Locução Adverbial

Advérbio | Classificação dos Advérbios  e Locução Adverbial

Advérbio é a palavra invariável que expressa uma circunstância do verbo ou a intensidade da qualidade dos adjetivos, reforça outro advérbio ou mesmo toda uma oração. Exemplos: Sairei agora. João é pouco estudioso. Falou muito mal. Possivelmente, não haverá aula amanhã. Na frase, o advérbio desempenha a função sintática de adjunto adverbial.

É difícil a comunicação sem o advérbio. Diante de uma pergunta simples como "O senhor vai se candidatar?", quase toda resposta mais completa exigirá a utilização de um advérbio.

Classificação dos advérbiosDe acordo com a ideia que exprimam, os advérbios assim se classificam: (1) advérbios de afirmação: certamente, sim etc.; (2) de dúvida: porventura, quiçá, talvez etc.; (3) de intensidade: assaz, bastante, demais, mais, meio, menos, muito, pouco, quão, quase, tão etc.; (4) de lugar: abaixo, acolá, adiante, aí, além, através, atrás, dentro, fora, longe, perto etc.; (5) de modo: assim, bem, debalde, depressa, mal, e a maioria dos terminados em "mente": ruidosamente, fatalmente etc.; (6) de negação: não; (7) de tempo: agora, ainda, amanhã, antes, cedo, então, jamais, outrora, sempre etc.

Advérbios interrogativos. São palavras ou expressões que, nas interrogações diretas ou indiretas, indicam circunstâncias de causa (Por que não dizes a verdade? Quero saber por que não dizes a verdade), lugar (Onde mora sua irmã? Não sei onde mora sua irmã), modo (Como passa você? Diga-me como passa você) e tempo (Quando prestarás exame? Quero saber quando prestarás exame).

Locução adverbial. Duas ou mais palavras com valor de advérbio formam uma locução adverbial, cuja classificação é a mesma que a dos advérbios: de afirmação (por certo), de dúvida (por acaso), de intensidade (de todo), de lugar (por aqui), de modo (às pressas), de negação (de maneira alguma), de tempo (em breve).

Advérbios em mente. Quando dois ou mais advérbios em "mente" vêm modificando a mesma palavra, costuma-se conservar o sufixo apenas no último da série. Ex.: Discursou lógica e serenamente.

Palavras de classificação à parteA Nomenclatura Gramatical Brasileira deu classificação à parte, mas sem denominação especial, a determinadas palavras habitual e impropriamente incluídas entre os advérbios. São palavras que denotam, entre outras circunstâncias, continuação (Mas você ainda não sabe da novidade... Então é certo que ele ficou zangado?), designação (Eis-me aqui), exclusão (Todos saíram, menos eu. Salvo Antônio, todos concordam), explicação (Os batráquios, a saber, os sapos, rãs e pererecas... O Brasil, isto é, o maior país da América do Sul...), inclusão (Mesmo os mais avisados podem errar. Inclusive os mais velhos não souberam como agir), realce (Eu cá não me incomodo. Ele é que sabe), retificação (Encontrei quinze, aliás, vinte pessoas. Passou toda a tarde tocando, digo, arranhando o violino).

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem