Bahai | Adeptos da Fé Bahai

Bahai | Adeptos da Fé Bahai

Bahai | Adeptos da Fé Bahai

Casa de Adoração Bahá'í | Nova Delhi, Índia

Os adeptos da fé Bahai, credo de intenção ecumênica, acreditam na fraternidade universal e dedicam-se a abolir os preconceitos de raça, classe e religião.

O movimento Bahai foi fundado em meados do século XIX por Mirza Husayn Ali Nuri, conhecido como Baha Allah (Glória de Deus). Seguidor do Bab, ou Mirza Ali Mohamed de Shiraz, que em 1844 afirmou ser o Bab (Porta) para o imam (encarnação perfeita da fé islâmica), Baha Allah reivindicou a liderança de sua comunidade em 1867 (ou 1863) ao proclamar-se publicamente "aquele através de quem Deus Se manifestaria", o espírito divino profetizado por Bab. Os Bahais consideram Baha Allah a mais recente de uma série de manifestações divinas que incluem Jesus, Maomé, Zoroastro e o Buda.

A fé Bahai baseia-se na convicção de que o Bab e Baha Allah são manifestações de Deus. A terceira figura de importância na fé é Abdul-Baha (Servo da Glória), primogênito de Baha Allah. As palavras, orais e escritas, dessas três figuras formam a literatura sagrada da fé Bahai. O legado de Baha Allah, de mais de uma centena de obras, inclui Kitab i-Aqdas (O mais sagrado dos livros), Ketab-e Iqan (O livro da certeza), As palavras ocultas, Os sete vales e a Epístola ao filho do lobo.

A participação na comunidade Bahai está aberta a todos os que creiam em Baha Allah e lhe aceitem os ensinamentos. Não há cerimônias iniciáticas, sacramentos ou clero. Todo fiel, porém, tem a obrigação de rezar diariamente, jejuar 19 dias por ano, ficando sem comer ou beber do amanhecer até o pôr-do-sol, abster-se completamente de narcóticos, álcool ou qualquer substância que afete a mente, praticar a monogamia, obter o consentimento dos pais para casar-se e participar da festa dos Dezenove Dias no primeiro dia de cada mês do calendário Bahai. Os  crentes procuram criar juntos aos templos instituições assistenciais como um asilo de velhos, um orfanato e um hospital. Não há pregação nos templos, apenas a recitação das escrituras de todas as religiões.

A comunidade Bahai governa-se de acordo com os princípios gerais proclamados por Baha Allah e por meio de instituições criadas por ele e aperfeiçoadas por Abdul-Baha. As assembléias espirituais locais escolhem anualmente delegados que elegem uma assembléia nacional. As assembléias nacionais realizam periodicamente uma convenção internacional que elege o órgão governativo máximo, a Casa Universal de Justiça. Esta tem por incumbência aplicar as leis promulgadas por Baha Allah e legislar sobre assuntos não previstos nos textos sagrados. Sua sede localiza-se em Haifa, Israel, nas cercanias dos túmulos do Bab e Abdul-Baha e do túmulo de Baha Allah, em Bahji, perto de Acre. Os principais templos Bahai encontram-se na Rússia (Isqabad) e nos Estados Unidos (Wilmette, Illinois).

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem