Banda de Música

Banda de Música

Banda de Música

A banda se compõe de um conjunto de músicos que utilizam principalmente instrumentos de sopro e percussão. Do ponto de vista musical, diferencia-se da orquestra sinfônica pelo fato de só ocasionalmente empregar instrumentos de cordas e por servir-se de outros que lhe são característicos, como os bombos e bombardinos. A tradição militar da banda se evidencia no uso de uniformes por seus componentes, no tipo de instrumentos empregados e no repertório que costuma executar.

O aparecimento das bandas de música, tradicionalmente militares, no universo civil ocorreu numa época em que a música transcendeu os limites dos salões e das salas de concerto para participar das manifestações artísticas populares nas ruas e praças das cidades.

Desde a antiguidade clássica, grupos instrumentais acompanhavam as tropas em campanha, para levantar-lhes o moral. O gradual aperfeiçoamento dos instrumentos musicais ocasionou a criação de bandas em quase todas as unidades militares, como símbolo e estímulo para os soldados. As bandas militares dos diversos exércitos se distinguiam umas das outras pelos instrumentos escolhidos e pelas peças interpretadas. Cada país incorporava às suas bandas os instrumentos mais característicos de sua cultura, como a gaita na Escócia e os pífaros na Alemanha.

A partir do século XIX, a concentração da população nas cidades determinou um novo tipo de relacionamento social, estabelecido sobretudo em lugares públicos. As bandas deixaram de ser um elemento ligado à guerra e adquiriram uma nova função: a de alegrar festas e demais encontros populares, contribuindo assim para a difusão da música.

Postagem Anterior Próxima Postagem