Inferno | O Que é Inferno?

Inferno | O Que é Inferno? 

#Inferno | O Que é Inferno? Historicamente, a concepção de inferno está ligada ao destino que se atribui às pessoas depois da morte. Na maioria das religiões antigas, não comportava a ideia de castigo. Mesmo em Israel, somente depois de lenta evolução da consciência moral foi que se impôs a ideia de punição depois da morte, paralelamente à noção dos escolhidos por Deus para a partilha de sua vida e de sua felicidade. Os excluídos seriam então condenados a sofrer num lugar de horrores, que se chamava geena, alusão ao vale de Ge Ben-Hinnom, lugar onde tinham sido cremadas crianças sacrificadas a Moloch e onde se queimava o lixo de Jerusalém.

No Novo Testamento, alude-se frequentes vezes a um lugar em que serão punidos os condenados: "geena" (Mc 9:44; Mt 5:22,29 e 18:9); "fornalha" (Mt 13:42,50), "lago de fogo, que arde com enxofre" (Ap 19:20); "fogo eterno" (Mt 18:8; 25:41; Jd 7) etc. Com a penetração do cristianismo na cultura greco-romana, a palavra infernum veio a prevalecer, embora tenha conservado sentido mais vago, quando empregada no plural (inferna).

Essas expressões, tributárias ainda de uma visão mítica, não têm o sentido que lhes foi atribuído por uma pregação excessivamente moralizante e individualista, destituída de conteúdo teológico. Nas chamadas "missões populares", a consciência dos simples muito se angustiou, por se centrar a pregação num inferno imaginoso, estranho aos dados da fé.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem