O Que é Autismo?

Autismo

O Que é Autismo?

Autismo é um problema neurobiológico que se manifesta normalmente em crianças antes dos dois anos e meio de idade. As crianças autistas se mostram aparentemente indiferentes ou, até mesmo, avessas a demonstrações de afeto e ao contato físico, embora às vezes surja mais tarde uma ligação mais estreita com os pais ou certos adultos. O desenvolvimento da fala nessas crianças é lento e anormal, senão ausente, caracterizando-se pela repetição daquilo que é dito por terceiros ou pela substituição das palavras por sons mecânicos.

Ainda não totalmente compreendida, a ocorrência do autismo estaria relacionada à deficiência de um tipo específico de células nervosas e ao excesso de serotonina, uma substância neurotransmissora.

São sintomas frequentes do autismo a falta de reação a sons e à dor, assim como a incapacidade de reconhecer situações de perigo e a repetição rítmica de certos movimentos como, por exemplo, balançar o tronco para a frente e para trás ou bater palmas. Ainda assim, as crianças autistas são extremamente sensíveis.

Estima-se que o autismo acometa uma a 15 crianças em cada dez mil, sendo que de 15 a 20 por cento dessas se tornam socialmente independentes. A incidência do autismo é cerca de três a quatro vezes superior em crianças do sexo masculino.

Postagem Anterior Próxima Postagem