Baço, Descrição Biológica

Baço, Descrição Biológica

Baço, Descrição BiológicaO baço é um órgão do tipo vascular, constituído de tecido mole (polpa esplênica) e envolto por fibras musculares lisas. Localiza-se abaixo do diafragma e atrás do estômago. Com forma oval, mede cerca de 13cm de comprimento e sete a dez centímetros de largura. Entre suas funções está a eliminação de glóbulos vermelhos anormais, mortos ou fragmentados, por meio da macrofagia (ação de células grandes, de um só núcleo, capazes de devorar elementos estranhos). Por ação fagocitária (processo de envolvimento e digestão), o baço se encarrega também de remover bactérias e outras partículas nocivas.

Localizado na parte superior esquerda do abdome, o baço desempenha uma função importante na defesa do organismo contra infecções e invasão de partículas estranhas.

Responsável pela produção de anticorpos e linfócitos (um tipo de glóbulo branco do sangue), o baço influencia a regulação do número de leucócitos e plaquetas sanguíneas. Sua atuação é importante na formação de sangue e na duração da vida das hemácias.

Não é rara a ruptura do baço, decorrente de traumatismo na parte superior do abdome, sobretudo em acidentes de automóvel. É possível haver ruptura espontânea ou durante exame de palpação de baço aumentado por causas diversas, como mononucleose infecciosa, septicemia ou outras infecções. Há, em tais casos, dor aguda e sinais de hemorragia intra-abdominal.

Alguns tipos de anemia podem atingir o baço. Uma delas, a anemia hemolítica adquirida, de natureza auto-imune, caracteriza-se por uma súbita destruição dos glóbulos vermelhos (a hemólise), com risco de morte. Pode ocorrer em todas as idades, sobretudo  no sexo feminino. Uma variante é a anemia hemolítica de tipo não imune. Nesta, a destruição dos glóbulos vermelhos se dá no próprio baço, que cresce mais do que no caso anterior.

Doenças infecciosas como tuberculose, esquistossomose e brucelose, podem provocar aumento do volume do baço, ou esplenomegalia. São raros, porém, os casos de abscessos, tumores e cistos, e raramente o câncer dá metástase para o baço.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem