Baço, Descrição Biológica

Localizado na parte superior esquerda do abdome, o baço desempenha uma função importante na defesa do organismo contra infecções e invasão de partículas estranhas.
Responsável pela produção de anticorpos e linfócitos (um tipo de glóbulo branco do sangue), o baço influencia a regulação do número de leucócitos e plaquetas sanguíneas. Sua atuação é importante na formação de sangue e na duração da vida das hemácias.
Não é rara a ruptura do baço, decorrente de traumatismo na parte superior do abdome, sobretudo em acidentes de automóvel. É possível haver ruptura espontânea ou durante exame de palpação de baço aumentado por causas diversas, como mononucleose infecciosa, septicemia ou outras infecções. Há, em tais casos, dor aguda e sinais de hemorragia intra-abdominal.
Alguns tipos de anemia podem atingir o baço. Uma delas, a anemia hemolítica adquirida, de natureza auto-imune, caracteriza-se por uma súbita destruição dos glóbulos vermelhos (a hemólise), com risco de morte. Pode ocorrer em todas as idades, sobretudo no sexo feminino. Uma variante é a anemia hemolítica de tipo não imune. Nesta, a destruição dos glóbulos vermelhos se dá no próprio baço, que cresce mais do que no caso anterior.
Doenças infecciosas como tuberculose, esquistossomose e brucelose, podem provocar aumento do volume do baço, ou esplenomegalia. São raros, porém, os casos de abscessos, tumores e cistos, e raramente o câncer dá metástase para o baço.
www.klimanaturali.org