Centro de Gravidade

Centro de Gravidade

Centro de Gravidade

Uma das forças que atuam no movimento dos corpos rígidos é a gravidade. No caso de um corpo extenso, o peso é resultante de grande número de forças, pois cada partícula que o constitui está sob o efeito da força gravitacional.

Centro de gravidade é o ponto único de um corpo em que, para efeito de cálculo, se pode considerar que se concentre seu peso total. O peso de um corpo resulta da influência da atração gravitacional da Terra sobre cada uma de suas partículas, o que cria um número infinito de pequenas forças dirigidas para o centro da Terra. As reações produzidas pelo peso de um corpo sobre uma estrutura em que esteja apoiado são facilmente determináveis: basta, para tal, substituir as forças da gravidade, que atuam sobre cada partícula, por uma só força, de magnitude igual ao peso do corpo e que atue em seu centro de gravidade.

Centro de gravidade - O ponto G pode ser determinado suspendendo-se a placa por um barbante atado no ponto A e, a seguir, por um barbante atado em C. Quando a suspensão se faz a partir de A, a linha AD é vertical; quando o ponto de referência é C, a linha CE é vertical. O centro de gravidade fica na interseção de AD e CE. Os centros de gravidade da maioria das formas comuns são determinados por meio de cálculo e podem ser encontrados em tabelas e manuais específicos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem