Brasil | A Origem do Termo Brasil

Tags

Brasil | A Origem do Termo Brasil

Brasil | A Origem do Termo Brasil
Qual é a origem do nome do Brasil? Essa perece ser uma pergunta muito simples, mas que suscita uma série de teorias completamente discordantes. De fato, o termo “brasil” nada tem a ver com algum termo originário da cultura indígena. Para descobrirmos a origem do termo, devemos nos recorrer a tantos escritos já produzidos na Antiguidade.

Em uma obra do pensador grego Platão, chamada “Timeu e Crítias”, há uma menção da existência de terras a oeste do Estreito de Gibraltar. Para alguns pesquisadores, este seria um forte indício sobre a descoberta do continente americano. Outras fontes cartográficas dessa época indicavam a existência de uma ilha chamada “Brazil” ou “Breasil”.

Essa ilha era localizada a oeste, em uma região intermediária entre a Irlanda e o meio do Oceano Atlântico. De acordo com alguns textos, essa ilha tinha características místicas e/ou paradisíacas. Dessa forma, podemos vislumbrar que o povo europeu já arquitetava a busca por algum tipo de terra onde as dificuldades seriam inexistentes. Por isso, o desejo por novas terras era muito anteriores ao empreendedorismo marítimo ibérico.

Havia uma lenda irlandesa onde se falava de uma ilha conhecida como “Hy Brazil”, que possivelmente significava “terra abençoada”. O desconhecimento desse local paradisíaco era explicado por uma densa neblina que deixariam essas terras escondidas. A terra, que ficaria visível uma vez a cada sete anos, teria sido encontrada pelo monge irlandês São Brandão, por volta de 565.

Alguns filólogos apontam que o termo “brazil” vem da língua gaélica, que significaria “afortunado” ou “encantador”. Outra teoria diz que a origem vem da expressão irlandesa “Uí Breasil”, que significava os “descendentes do clã Breasal”. Uma outra pesquisa tenta vincular a palavra a um termo fenício conhecido como “barzil”. Segundo estes estudiosos, o termo referia-se a um local rico em metais.

Entre tantas explicações nota-se que o termo sempre serviu para o desígnio de algum local repleto de benesses, riqueza ou abundância. Dessa forma, percebemos que os portugueses, ao nomearem as terras brasileiras, retomavam um antigo mito que circulou no imaginário europeu séculos a fio.