Geelong | Cidade da Austrália

Geelong | Cidade da Austrália

Geelong | Cidade da Austrália

Geelong é uma cidade portuária da Austrália localizada na Baía de Corio e no rio Barwon, no estado de Victoria a sudoeste da capital do estado, em Melbourne. É a segunda cidade mais populosa de Victoria e a quinta cidade mais populosa da Austrália. A área urbana percorre das planícies de Lara no norte até as colinas de Wavern Ponds ao sul, com a baía a leste e as colinas a oeste. Geelong tem uma população estimada em cerca de 165.800 habitantes.

Geelong foi nomeada, em 1827 pelo governador Richard Burke, com o nome derivado do nome indígena local de Wathaurong para a região, Jillong, que significa "terra" ou "penhasco". A área foi explorada pela primeira vez em 1838, três semanas depois de Melbourne, e o Correio estava aberto em junho de 1840 (o segundo a ser aberto no distrito de Port Phillip).

Durante a corrida do ouro, a Geelong experimentou um breve "Boom" como o principal porto para as ricas minas de ouro do distrito de Ballarat. A cidade, então, se diversificou para a industrialização e, durante a década de 1860, tornou-se um dos maiores centros industriais da Austrália com suas tecelagens e fábricas de papel.

Geelong foi elevada a categoria de cidade em 1910, com crescimento industrial desta época até a década de 1960 estabelecendo a cidade como um centro de manufatura para o estado. O aumento da população na última década foi devido ao crescimento das indústrias de serviços, já que o setor industrial declinou. O redesenho do centro da cidade ocorreu desde a década de 1990, bem como a urbanização dos subúrbios e, atualmente, tem uma taxa de crescimento populacional superior à média nacional.

Geelong é conhecida por ser a sede da fabricante de automóveis Ford Austrália e também do time de futebol Geelong Football Club, conhecido como "The Cats".


Geelong | Cidade da AustráliaGeelong | Cidade da Austrália

Postagem Anterior Próxima Postagem