Amazonita | Mineral

Amazonita | Mineral

Amazonita | Mineral
A amazonita, também conhecida como Amazonstone, é um mineral tectossilicato verde, uma variedade do feldspato de potássio chamado microclina. Sua fórmula química é (KAlSi3O8), que é polimórfica à ortoclase.

Seu nome é retirado do rio Amazonas, do qual foram obtidas pedras verdes anteriormente, embora não se saiba se essas pedras eram amazonitas. Embora tenha sido usado para [esclarecimentos necessários por mais de dois mil anos, como atestado por achados arqueológicos no Egito e na Mesopotâmia, nenhuma autoridade antiga ou medieval menciona isso. Foi descrito pela primeira vez como um mineral distinto apenas no século XVIII.

As variedades verde e azul esverdeado de feldspato de potássio que são predominantemente triclínicos são designadas como amazonita. Foi descrito como uma "bela variedade cristalizada de um verde-verdete brilhante" e como possuindo uma "cor verde viva". É ocasionalmente cortado e usado como uma pedra preciosa.

Por muitos anos, a fonte da cor da amazonita foi um mistério. Algumas pessoas assumiram que a cor era devido ao cobre, porque os compostos de cobre geralmente têm cores azul e verde. Um estudo de 1985 sugere que a cor azul esverdeado resulta de quantidades de chumbo e água no feldspato. Os estudos teóricos subsequentes de 1998 de A. Julg expandem o papel potencial do chumbo aliovalente na cor da microclina.

Outros estudos sugerem que as cores estão associadas ao aumento do teor de chumbo, rubídio e tálio, variando em quantidades entre 0,00X e 0,0X nos feldspatos, com até níveis extremamente altos de PbO, monóxido de chumbo (1% ou mais) conhecidos em a literatura. Um estudo recente de 2010 também implicou o papel do ferro divalente na coloração verde. Esses estudos e hipóteses associadas indicam a natureza complexa da cor na amazonita, ou seja, o efeito agregado de vários fatores mutuamente inclusivos e necessários.

Amazonita | Mineral
Amazonita | Mineral
Amazonita | Mineral
Amazonita | Mineral

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem