Juramento de Hipócrates

Prescreverei o regime dos enfermos do modo que lhes seja mais proveitoso, conforme muitas possibilidades e o meu conhecimento, evitando todo o mal e toda a injustiça. Não darei venenos a ninguém, mesmo que me peça, nem farei sugestões neste sentido; abster-me-ei igualmente de administrar às mulheres grávidas pessários abortivos. Passarei minha vida e exercerei minha arte com simplicidade e pureza. Não praticarei a operação de talha, deixando esta operação aos que se dedicam a praticá-la, ordinariamente.
Quando entrar em uma casa, não levarei outro propósito que não seja o bem e a saúde dos enfermos, cuidando de não cometer intencionalmente faltas injuriosas ou corruptoras, e sobretudo evitando a sedução das mulheres e dos rapazes, livres ou escravos.
Guardarei segredo sobre o que vir ou ouvir na sociedade e não seja preciso que se divulgue, seja ou não no exercício de minha profissão, considerando a discrição como um dever em tais casos.
Se observar com fidelidade este juramento, seja-me dado gozar felizmente minha vida e minha profissão, honrado sempre entre os homens; se o quebrar e for perjuro, caia sobre mim a sorte adversa."
www.klimanaturali.org