Pentecostalismo no Brasil


Pentecostalismo no Brasil

Pentecostalismo no Brasil
Herdeiro do protestantismo, distingue-se dele em alguns pontos. Os principais são a convicção dos poderes de cura do Espírito Santo, o dom de falar línguas desconhecidas (glossolalia) – manifestação iniciada com os apóstolos no dia de Pentecostes.

As correntes pentecostais – O movimento pentecostal pode ser dividido em duas correntes. A primeira, chamada pentecostalismo clássico, abrange o período de 1910 a 1950 e vai de sua implantação no país, com a fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus, à sua difusão pelo território nacional. Desde o início, ambas as igrejas caracterizam-se pelo anticatolicismo e pela ênfase na crença no Espírito Santo. A segunda corrente, denominada pentecostalismo autônomo, começa a surgir na década de 1950, quando chegam a São Paulo dois missionários norte-americanos da International Church of the Foursquare Gospel. Na capital paulista, eles criam a Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na cura divina, iniciam a evangelização das massas, principalmente pelo rádio, o que contribui bastante para a expansão do pentecostalismo no Brasil. O próximo passo foi a fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Congregação Cristã no Brasil – Primeira igreja pentecostal do Brasil. Surge em 1910, por iniciativa do italiano Luigi Francescon, de origem presbiteriana, que vem dos Estados Unidos para ensinar imigrantes na América Latina. Começa a pregar em Santo Antônio da Platina (PR) e na capital paulista. Nos primeiros 20 anos, a igreja restringe-se aos imigrantes italianos. Está concentrada no Sudeste, principalmente em São Paulo. Durante os cultos nos templos, homens e mulheres sentam-se em áreas separadas. Segundo o Censo de 2000, há 3,6 milhões de adeptos da Congregação Cristã no Brasil.

Assembléia de Deus – É a maior igreja evangélica da América Latina e a segunda a surgir no Brasil. É fundada em Belém (PA), em 1911. No início dos anos 1920, cria-se a Assembléia de Deus do Rio de Janeiro, que passa a ser sede do grupo. Atualmente, a igreja está presente em todo o território nacional e continua crescendo. Segundo o Censo de 2000, seus adeptos já somam 12,6 milhões
milhões.
Evangelho Quadrangular – Foi fundada em 1953, na capital de São Paulo, pelos missionários norte-americanos Harold Williams e Raymond Boatright. Um ano antes eles haviam empreendido a Cruzada Nacional de Evangelização e pregado em todo o país. Sua presença é mais forte nas regiões Sul e Sudeste, principalmente no estado de São Paulo. Enfatiza o dom da cura e a capacidade de falar idiomas desconhecidos (glossolalia). O número de adeptos da igreja, segundo o Censo de 2000, é de 1,3 milhão.

Deus É Amor – Criada por David Miranda, em 1962, mantém sede na cidade de São Paulo. Predomina nos estados do Sul e do Sudeste, principalmente em São Paulo e no Paraná. É bastante rígida quanto aos costumes e à moral e ressalta os cultos exorcistas. A igreja tem 774,8 mil adeptos, segundo o Censo de 2000.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

lumepa.blogspot.com

Arquivo