As Maiores Tragédias em Estádios de Futebol

As Maiores Tragédias em Estádios de Futebol

A tragédia em Sheffield
A tragédia em Sheffield

BRUXELAS: Liverpool x Juventus (39 mortos)
Em 29 de maio de 1985, os dois clubes se enfrentavam pela decisão da Copa dos Campeões (Champions League) no Estádio de Heysel, em Bruxelas, na Bélgica. Mas uma briga entre torcedores das duas equipes pouco antes do início da partida acabaria em tragédia. Um muro de proteção desabou e 39 torcedores morreram – a maioria italianos torcedores da Juventus.

LIMA: Peru x Argentina (318 mortos)
O Peru recebia a Argentina pelo tornei Pré-Olímpico no dia 24 de maio de 1964. Mais de 54 mil pessoas superlotavam o Estádio Nacional de Lima. A Argentina vencia por 1 x 0 quando o árbitro invalidou um gol peruano, deixando a torcida furiosa. Os torcedores se esmagaram durante a revolta, e muitos foram prensados nos portões de saída. O incidente deixou 318 mortos e cerca de 500 pessoas feridas.

As Maiores Tragédias em Estádios de Futebol

ACCRA: Hearts of Oak x Kumasi Ashanti Kotoko (126 mortos)No dia 9 de maio de 2001, em partida válida pelo campeonato ganes de 2001, na capital Accra, os dois maiores rivais de Gana, Hearts of Oak e Kumasi Ashanti Kotoko, os Hearts venciam por 2 x 1 quando os torcedores do Kumasi começaram a arrancar os assentos do Accra Sports Arena e joga-los no campo. A polícia agiu de forma inadequada, usando bombas de gás lacrimogêneo dentro do estádio cheio. A multidão entrou em pânico e procurou as saídas do estádio. Mas os portões de emergência estavam trancados. O saldo foi de 126 mortos e cerca de 100 pessoas ficaram feridas.


SHEFFIELD: Liverpool x Nottingham Forest (96 mortes)
No dia 15 de abril de 1989, cidade de Sheffield na Inglaterra, válido pela semifinal da copa da Inglaterra, entre o Liverpool e Nottingham forest, ocorreu no superlotado estádio Hillsborough, em Sheffield. As duas mil pessoas que estavam do lado de fora não conseguiram ingresso resolveram pressionar para entrar. A polícia cedeu e abriu os portões. Quem entrou passou por cima de quem já estava dentro. Foram 96 mortes, a maioria por esmagamento, e mais de 200 feridos.

KATMANDU (Nepal): Nepal x Bangladesh (94 mortes)
Uma tempestade de granizo, 12 de março de 1988, aterrorizou os torcedores do lotado Estádio Nacional de Katmandu, capital do Nepal, durante uma partida entre a seleção local e a de Bangladesh. A fim de se proteger, a multidão correu para os poucos pontos cobertos do estádio. Houve grande confusão, e as pessoas que caiam eram pisoteadas. Muitas foram prensadas no portão. Oficialmente foram mortas 94 pessoas, mas outras estimativas elevam esse número para mais de 100 mortes.

BUENOS AIRES: River Plate x Boca Juniors (74 mortes)
Em um jogo no dia 23 de junho de 1968, entre River Plate e Boca Juniors, no Monumental de Nuñez, torcedores começaram a correr em pânico de papéis em chamas que eram atirados das aquibancadas. O incidente deixou um saldo de 74 mortos e mais de 150 feridos.


MOSCOU (URSS): Spartak Moscou x Harleem (69 mortes)
Em partida válida pela Copa da Uefa, 20 de outubro de 1982, o Spartak Moscou recebia a equipe holandesa do Harleem no Estádio Olímpico de Moscou, precisando de uma vitória por três gols de diferença para se classificar. No final da partida, quando os soviéticos venciam por 1 x 0, a torcida desanimada começou a deixar o estádio lotado. Mas nos descontos o spartak fez o segundo gol, fazendo com que os que deixavam o estádio voltassem, esmagando quem ainda estava sentado. Segundo a polícia soviética, 69 pessoas perderam a vida e outras 100 ficaram feridas. Há quem diga, porém, que esse número chega a 340 mortos, o que seria o mior número de mortos em uma partida de futebol em todos ostempos.

GLASGOW: Rangers x Celtic (66 mortes)No clássico Escocês, 2 de janeiro de 1971, as comemorações do gol de empate do Rangers contra o Celtic no final do jogo causaram a queda de uma escada do Estádio de Ibrox Park, matando 66 pessoas e ferindo mais de 100.

BRADFORD (Inglaterra): Bradford City x Lincoln (56 mortes)
No dia 11 de maio de 1985, em uma partida entre os times de Bradford City e do Lincoln, um incêndio sob a arquibancada do estádio de Valley Parade matou 56 pessoas e deixou cerda de 200 feridos.

CAIRO (Egito): Zamalek x Dukla Prague (49 mortes)No dia 17 de fevereiro de 1974, no estádio Zamalek, torcedores foram esmagados quando tentavam entrar para assistir ao amistoso entre o Zamalek do Egito e o Dukla Prague da então Tchecoslováquia (hoje, República Tcheca). O resultado foi um saldo de 49 mortes e cerca de 50 feridos.

KAYSERI (Turquia): Kayseri x Sivas Sports (44 mortes)17 de setembro de 1967. Em uma partida entre o Kayseri e o Sivas Sports, ambos da Turquia, um tumulto generalizado dentro e fora do estádio causou a morte de 44 pessoas e deixando mais de 600 feridos.

Postagem Anterior Próxima Postagem