Ciclismo | História do Ciclismo


Ciclismo | História do Ciclismo

Ciclismo | História do Ciclismo
O ciclismo é controlado no mundo pela União Ciclística Internacional (UCI, na sigla em francês). No Brasil, o esporte é regido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896, em Atenas. As mulheres entram na disputa quase um século depois: em 1984, em Los Angeles.

Olimpíada – Dezoito provas de ciclismo são disputadas em Atenas. A Austrália se consagra como a grande vencedora do esporte.

Origem – A bicicleta é conhecida desde o início do século XIX, quando o alemão Drais von Sauerbronn inventa o primeiro veículo sobre duas rodas e o exibe ao público em Paris. Em 1842, o escocês Kirkpatrick MacMillan constrói uma roda motriz dotada de engrenagem que a fazia girar e, com ela, ganha uma corrida contra uma carruagem. Ernest Michaux, considerado pelos franceses o inventor da bicicleta, introduz os pedais em 1855. Catorze anos depois se realiza a primeira prova de ciclismo, entre as cidades de Paris e Rouen.

Regras – As provas são divididas em três modalidades: pista, estrada e mountain bike cada uma delas com seu tipo específico de bicicleta e equipamentos de proteção para os atletas.

Provas de pista – As corridas são disputadas em pista de madeira ou concreto, com cobertura de resina, com 250 m de extensão e inclinação de 41 graus nas curvas. As provas disputadas são: velocidade, velocidade olímpica, perseguição individual, perseguição por equipes, corrida por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (onde dois ciclistas se alternam na pista por uma hora e vence quem completar mais voltas) e keirin (corrida de oito voltas onde os ciclistas seguem uma bicicleta motorizada que dita o ritmo até chegar a 45 km/h nas primeiras cinco voltas e meia e vence quem chegar primeiro).

Provas de estrada – Na prova contra o relógio individual (48 km, em Atenas), os ciclistas largam de 2 em 2 minutos e a classificação é feita por tempo. Na de resistência (195 km para homens, 70 km para mulheres), todos os competidores largam juntos. Vence quem chegar em primeiro lugar.

Mountain bike – Corridas disputadas em pista de terra. A única prova dessa modalidade nas Olimpíadas é a corrida cross country, em que os ciclistas devem completar um percurso de 48,7 km (homens) ou 31,9 km (mulheres), com obstáculos naturais. Vence quem chegar em primeiro lugar.

Outras competições – A prova ciclística mais famosa do mundo é a Volta da França (Tour de France), realizada anualmente desde 1903, interrompida apenas nos períodos de guerra.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem