Beisebol | História do Baseball

Beisebol | História do Baseball

Beisebol | História do Baseball
Esporte disputado profissionalmente nos Estados Unidos (EUA), o beisebol concentra grande número de adeptos na América do Norte e na Central e no Japão. A Federação Internacional de Beisebol (Ibaf) dirige o esporte no mundo. No Brasil, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol rege a modalidade.

Olimpíada – O esporte é disputado nos Jogos Olímpicos, apenas por homens, desde 1992. A participação dos jogadores profissionais é permitida, mas dificilmente os principais craques se interessam em trocar os milionários salários pela participação olímpica.

Origem – O beisebol se origina do "rounder", brincadeira infantil com bola criada na Inglaterra por volta do ano 1000 da Era Cristã. É transformado em esporte por imigrantes ingleses que vivem nos Estados Unidos, no século XVIII. O esporte chega ao Brasil no início do século XX, pelas mãos de imigrantes japoneses. A primeira equipe brasileira de beisebol surge em 1919. No ano seguinte realiza-se o primeiro jogo oficial no país, em São Paulo.

Regras – O jogo é disputado entre duas equipes de nove integrantes. Um jogador do time atacante usa um bastão para rebater a bola lançada pelo time defensor. O campo tem quatro bases que formam um quadrado de 27,4 m de lado. A partida divide-se em nove innings (entradas), e os times alternam-se na defesa e no ataque. Os jogadores se dividem em quatro funções: arremessador, rebatedor, apanhador e defensor. A cada inning, o batedor do time atacante deve mandar a bola fora do alcance dos defensores adversários. Ao acertar a bola, ele inicia a corrida pelas quatro bases, no sentido anti-horário. Pode parar e esperar pela próxima rebatida correta para continuar. Quando os defensores conseguem recuperar a bola, podem interromper a corrida do batedor, tocando seu corpo ou fazendo com que a bola chegue à base seguinte antes dele. Se isso
acontece, o batedor é eliminado. Cada time ataca até que três batedores sejam eliminados. Uma corrida pelas quatro bases vale 1 ponto. Em cada inning, um time tem a chance de defender e atacar. Se houver empate no fim do último inning, o jogo continua até que uma das equipes consiga vantagem.

Copa do Mundo – A Copa do Mundo de beisebol é disputada pela primeira vez em 1938. É realizada com periodicidade irregular, e passa a ser disputada de dois em dois anos apenas a partir de 2001. Cuba é a principal campeã.

World Series – A principal competição é a Major League Baseball (MLB), com 26 equipes dos Estados Unidos e duas do Canadá. Disputada desde 1903, a decisão é chamada de "World Series". Em 2004, o Boston Red Sox conquista seu primeiro título desde 1918, ao derrotar o Saint Louis Cardinals por 4 a 0, na série melhor de sete jogos. O último jogo termina 3 a 0 para o Boston.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem