Copa no Mundo de 1978 na Argentina

Copa no Mundo de 1978 na Argentina

Copa no Mundo de 1978 na Argentina
Copa no Mundo de 1978 na Argentina
Delegação Brasileira: Leão, Toninho, Oscar, Amaral, Toninho Cerezzo, Edinho, Zé Sergio, Zico, Reinaldo, Rivelino, Dirceu, Carlos, Nelinho, Abel, Polozzi, Rodrigues Neto, Batista, Gil, Jorge Mendonça, Roberto Dinamite, Chicão, Waldir Peres, Técnico Cláudio Pêcego de Morais Coutinho.

Argentina Campeã de 1978Argentina Campeã de 1978

A Copa do Mundo de 1978 na Argentina

Houve muitos protestos contra a realização da Copa do Mundo na Argentina em 1978 devido ao regime militar que assumiu o comando do país 2 anos antes. Porém, a Fifa manteve a Argentina como organizadora da Copa do Mundo 1978, alegando que esporte e política não se misturavam. Entretanto, o regime militar argentino realmente usou o futebol como instrumento político. Escândalos não faltaram nessa Copa, com denuncias de suborno e pressões. Parecia que a Argentina não poderia perder a conquista de sua primeira Copa do Mundo em casa, e realmente não perdeu.

Seleções participantes: 16

  1. ALEMAHA
  2. ARGENTINA
  3. ÁUSTRIA
  4. BRASIL
  5. ESCÓCIA
  6. ESPANHA
  7. FRANÇA
  8. HOLANDA
  9. HUNGRIA
  10. IRAN
  11. ITÁLIA
  12. MÉXICO
  13. PERÚ
  14. POLÔNIA
  15. TUNÍSIA
  16. SUÉCIA
O Brasil teve uma participação irregular na Copa do Mundo de 1978, sem um time definido, apesar de contar com grandes craques como Zico, Rivelino e Reinaldo. O Brasil começou a campanha com 2 empates: 1x1 contra a Suécia e 0x0 contra Espanha. Os brasileiros conseguiram a classificação para a segunda fase vencendo a Áustria por 1x0, gol de Roberto Dinamite. Na segunda fase o Brasil começou bem com vitória de 3x0 sobre o Peru. No jogo seguinte ocorreu o empate com a Argentina. Esse empate foi fatal, pois apesar de vencer a Polônia por 3x1, no jogo seguinte a Argentina conseguiu a primeira colocação no grupo com uma goleada questionável de 6x0 sobre o Peru na qual foram levantadas fortes suspeitas de pressões e suborno para que os peruanos entregarem o jogo. Na decisão de terceiro lugar o Brasil derrotou a Itália por 2x1, com 2 belos gols de Nelinho e Dirceu. O Brasil terminou a Copa do Mundo de 1978 invicto.

O clima de euforia dominou a Argentina em 1978, com extrema confiança de que seriam campeões mundiais. A campanha da Argentina começou com uma vitória de 2x1 sobre a Hungria. No jogo seguinte contra a França venceu por 2x1, com um pênalti escandaloso no qual o jogador argentino sofreu falta alguns metros fora da área e foi se arrastando até dentro dela. No último jogo da fase de classificação a Argentina perderia para a Itália por 1x0. Na segunda fase a Argentina começou vencendo a Polônia por 2x0 e empatou com o Brasil em 0x0. No último jogo, a Argentina precisaria de vitória de 4 gols de diferença contra o Peru para se classificar. O placar necessário já era sabido anteriormente, o que seria inadmissível atualmente, pois o Brasil jogara antes e vencera a Polônia por 3x1. Em um jogo escandaloso a Argentina venceu por 6x0. Pela evidente apatia do Peru levantaram-se fortes suspeitas de suborno. Outro fato curioso é que o goleiro do Peru, Ramon Quiroga, era na verdade argentino naturalizado peruano. Na final contra a Holanda a Argentina venceu por 3x1 na prorrogação depois de empate de 1x1 no tempo normal, em uma partida no qual o jogo violento argentino foi permitido pelo árbitro.

Tabela e jogos da Copa do Mundo 1978 Primeira fase:

Grupo 1 - 1o Itália, 2o Argentina, 3o França, 4o Hungria.

Grupo 2 - 1o Polônia, 2o Alemanha Ocidental, 3o Tunísia, 4o México.

Grupo 3 - 1o Áustria, 2o Brasil, 3o Espanha, 4o Suécia.

Grupo 4 - 1o Peru, 2o Holanda, 3o Escócia, 4o Irã.

Quartas-de-final:

Grupo A - 1o Holanda, 2o Itália, 3o Alemanha Oriental, 4o Áustria.

Grupo B - 1o Argentina, 2o Brasil, 3o Polônia, 4o Peru.

3o Lugar

Brasil 2x1 Itália

Final:

Argentina 3x1 Holanda

Eliminatórias: 106 seleções

Classificados automaticamente: Alemanha Ocidental (último campeão) e Argentina (país-sede)

Sede: Argentina

Campeão: Argentina - 1º título

Jogos: 38

Gols: 102

Média de gols: 2,68

Público: 1.610.215

Média de público: 42.374

Artilheiros: Mario Kempes (Argentina) - 6 gols

O Brasil na Copa de 1978 na Argentina: 3º lugar 7 jogos | 4 vitórias e 3 empates | 10 gols a favor e 3 gols sofridos | saldo de gols +7.

Curiosidades:

A Copa da Argentina no entanto foi semelhante a de 66, a seleção anfitriã foi campeã com suspeitas de favorecimento ilícito. A Argentina era forte nos torneios americanos e seus clubes eram campeões, mas ainda não tinha vencido uma Copa do Mundo.

Na semifinal Brasil e Argentina estavam no mesmo grupo. Os argentinos foram favorecidos na última rodada. Jogaram depois dos brasileiros sabendo o resultado. Teriam que fazer quatro gols de diferença no Peru para chegar as finais, fizeram seis gols . A torcida peruana, indignada com o comportamento de sua seleção, que até então tinha feito uma boa campanha, tentou agredir os seus jogadores no aeroporto de Lima.

O técnico Cláudio Coutinho apareceu com um consolo de "campeão moral" para a equipe. Apesar de o Brasil não ter perdido nenhum jogo na Copa ficou apenas com o terceiro lugar. A Argentina foi campeã vencendo a Holanda na final. Pela segunda vez consecutivo o Carrossel Holandês não venceu a disputa final.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem