Esgrima nos Jogos Olímpicos

Tags


Esgrima nos Jogos Olímpicos

Esgrima nos Jogos Olímpicos
O esporte é regido pela Federação Internacional de Esgrima (FIE, da sigla em francês) no mundo, e pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), no Brasil. A esgrima é pouco praticada no país e não apresenta resultados consistentes nas disputas internacionais.

JustificarOlimpíada – A esgrima está presente nas Olimpíadas desde 1896. As mulheres entram na disputa em Paris, em 1924.

Origem – A esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, em que os competidores duelam com armas de corte. O objetivo é tocar o adversário sem ser tocado, utilizando, para isso, movimentos ordenados. A primeira espada de que se tem notícia é encontrada no túmulo de Sargão, rei de Acade, morto há mais de 5 mil anos. Nos séculos seguintes, o instrumento é usado em guerras e duelos pela honra. A primeira referência à esgrima como esporte surge em um manuscrito alemão do século XVI. Sabe-se, porém, que pelo menos 100 anos antes, em Frankfurt, já existia uma corporação medieval de esgrimistas chamada Marxbruder Guild. Em 1860, na Polônia, é inventada a espada de lâmina estreita, mais próxima da que se usa hoje.

Regras – São três as armas de competição: florete, espada e sabre. O florete pesa no máximo 500 g e tem até 1,10 m de extensão. A lâmina, de aço, pode chegar a 90 cm. O objetivo é atingir o tronco do adversário com a ponta da arma. A espada pesa até 770 g e tem as mesmas medidas do florete. Com ela, pode-se atingir qualquer parte do corpo do adversário, mas sempre com a ponta da arma. O sabre é a menor das três armas. Mede até 1,05 m e pesa 500 g. Com ele, o esgrimista deve tentar atingir o adversário da cintura para cima, com a ponta ou a lâmina da arma. A pista de combate é metálica, condutora de eletricidade, com pequenos orifícios para evitar escorregões. Mede 14 m de extensão com uma largura que varia entre 1,50 m e 2 m. Uma linha central divide essa área. Na ponta de cada um dos lados há um espaço com 1,50 m a 2 m, no qual o esgrimista atacado não pode penetrar, sob pena de ser considerado tocado pelo adversário. Cada toque da espada no colete metálico do adversário é registrado eletronicamente e contabilizado pelos juízes. Vence quem somar mais pontos.

Mundial – A principal competição é o Campeonato Mundial, disputado todos os anos, à exceção dos anos em que há Olimpíada.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com

Arquivo