História do Futsal

Tags

História do Futsal

História do FutsalO esporte no mundo é dirigido pela Federação Internacional de Futebol Association (Fifa) e pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), no Brasil. Nos dois últimos Mundiais, o futsal vê o predomínio do Brasil ser abalado por derrotas diante da Espanha. O Mundial, principal competição, é jogado a cada quatro anos desde 1992.

Origem – A modalidade esportiva nasce e se desenvolve nas unidades da Associação Cristã de Moços do Brasil, particularmente em São Paulo. A partir dos anos 40, passa a ser praticado em outros países. Até o fim da década de 1980, o esporte é controlado no mundo pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). A Fifa assume o controle em 1989, modifica o nome oficial do esporte para futsal e altera várias vezes as regras. A Fifa não reconhece os Mundiais realizados pela Fifusa.

Regras – Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. A quadra tem de 24 m a 36 m de comprimento por 14 m a 20 m de largura. O piso pode ser de cimento, madeira, tartã, asfalto ou paviflex, desde que limpo e nivelado. Um raio de 4 m marca a área de pênalti. Os gols têm 3 m de largura por 2 m de altura. As partidas duram 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos, com intervalo de até 10 minutos. A partir de 17 de janeiro de 2000 entram em vigor as últimas alterações nas regras: a distância do tiro livre sem barreira passa a ser de 10 m e não de 12 m; o gol olímpico (tiro de escanteio) passa a ser válido; o tiro de meta só poderá ser cobrado pelo goleiro e com as mãos.


No Brasil – Os principais torneios disputados no Brasil são a Liga Futsal, que existe desde 1996, e a Taça Brasil, realizada pela primeira vez em 1968.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com

Arquivo