Manaus da Copa do Mundo de 2014

Manaus da Copa do Mundo de 2014

Manaus da Copa do Mundo de 2014
Banhada pelo magnífico Rio Negro, Manaus é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta. Capital do Estado do Amazonas, a cidade guarda um extraordinário estoque de recursos naturais, representado por 20% da reserva de água doce do mundo, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo.

Manaus surgiu na segunda metade do século XVII, com a construção do Forte de São José da Barra, cuja finalidade era proteger a região contra a invasão estrangeira.

Em 1832 foi denominada Vila da Barra. Em 24 de outubro de 1848 foi elevada à categoria de cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 04 de setembro de 1856, foi denominada de Manaus, em homenagem à nação indígena dos Manaós o mais importante grupo étnico habitante da região.

A capital amazonense foi uma das primeiras cidades brasileira a contar com luz elétrica, galerias pluviais, tratamento de águas e esgotos e serviço de bondes elétricos. Em 1909, Manaus passou a abrigar a primeira instituição de ensino superior do País brasileira, hoje chamada Universidade Federal do Amazonas, que contribui decisivamente para a formação de cidadãos e o desenvolvimento da Amazônia.

Há mais de 100 anos, no auge do ciclo econômico da borracha foi construído o Teatro Amazonas que surpreendeu o mundo com seu luxo, requinte e beleza arquitetônica. É o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. Esse templo de arte retomou seu apogeu com a realização do Festival Amazonas de Ópera e com a apresentação em seu palco de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro de artistas locais, nacionais e internacionais.

Manaus da Copa do Mundo de 2014Vista Interna da Maquete do Estádio Vivaldão
Maquete do Estádio VivaldãoMaquete do Estádio VivaldãoMaquete do Estádio Vivaldão
Vista aérea da Cidade de ManausVista aérea da Cidade de Manaus
Centro Cultural Palácio Rio NegroCentro Cultural Palácio Rio Negro
Vista de ManausVista de Manaus
Praia de Ponta NegraPraia de Ponta Negra
Centro cultural Povos da AmazôniaCentro cultural Povos da Amazônia
Maquete do estádio Vivaldão em Manaus - Amazonas - capacidade 50.000 pessoas.Maquete do estádio Vivaldão em Manaus - Amazonas - capacidade 50.000 pessoas.

Características

Ano de Criação: 1848

Lei de criação: Em 24 de outubro de 1848, a já denominada Vila de Manaós é elevada à categoria de cidade por força da lei nº 145, deste mesmo ano, batizada agora de Cidade da Barra do Rio Negro.

Toponímia: O topônimo Manaus originou-se de uma tribo indígena que primitivamente dominava o Vale do Rio Negro, a qual pertenceu o legendário guerreiro Ajuricaba.

Gentílico: manauense ou manauara

Contagem da População 2007 : 1.646.602

Densidade (hab/km2): 144,42

Área (Km2): 11.401,1

Código do Município: 1302603

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem