Pentatlo Moderno


Pentatlo Moderno

Pentatlo Moderno

A modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, pelo próprio barão de Coubertin, criador das Olimpíadas modernas. Atualmente, o órgão dirigente do pentatlo moderno é a União Internacional de Pentatlo Moderno (IUPM, da sigla em francês), que organiza os campeonatos mundiais e os torneios olímpicos. No Brasil, rege o esporte a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). Desde 1949, é disputado todos os anos o mundial de pentatlo moderno.

Olimpíadas – Disputa, individual ou por equipe, em cinco esportes: natação, esgrima, tiro ao alvo, corrida cross-country (em terreno acidentado) e hipismo. Nas Olimpíadas, o pentatlo moderno é uma modalidade exclusivamente masculina.

Origem - O pentatlo surge na Grécia antiga, como forma de selecionar o soldado mais capaz para as artes guerreiras. Constava, então, de cinco provas – luta, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em distância e corrida –, sendo disputado nos Jogos Olímpicos de 780 a.C. Recriado nos tempos modernos por militares suecos, o pentatlo inspira-se nas aventuras de um soldado de Napoleão Bonaparte encarregado de entregar uma mensagem. No início do trajeto, seu cavalo é morto (hipismo); para escapar, ele é obrigado a usar sua arma (tiro) e, em seguida, a espada (esgrima); atravessa um rio (natação) e, por fim, corre para alcançar o objetivo (cross-country).

Regras – Na prova de hipismo, os cavaleiros devem percorrer 600 m com 15 obstáculos em, no máximo, 3min26s. A prova de tiro é composta de quatro séries de cinco disparos cada uma, a 25 m de um alvo com 50 cm de diâmetro. Na prova de esgrima, os atletas disputam assaltos de 2 minutos com uma espada elétrica que deve tocar o corpo do adversário. Se ninguém for tocado nesse tempo, ambos são considerados perdedores. Na natação, o atleta tem de cobrir uma distância de 300 m em estilo livre. Se fizer isso em 3min54s, o pentatleta marca mil pontos. Cada meio segundo para cima ou para baixo aumenta ou diminui 4 pontos. A distância percorrida na prova de cross-country é de 4 km em um campo com desnível de 100 m. Um tempo de 14min15s equivale a mil pontos. Cada segundo de diferença, para cima ou para baixo, representa 3 pontos a mais ou a menos. No final, somam-se os pontos das cinco provas para chegar ao vencedor.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem