Remo | História e Regras do Remo


Remo | História e Regras do Remo

Remo | História e Regras do Remo

Os principais campeonatos de remo são o torneio das Olimpíadas, que existe desde os Jogos de Paris, em 1900, e as disputas dos Jogos Pan-Americanos. A Federação Internacional de Sociedades de Remo (Fisa) rege o esporte no mundo. No Brasil, o remo é organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Olimpíadas – Esporte praticado em barcos, nos quais os atletas utilizam remos para a impulsão. A Federação Internacional de Remo, fundada em 1892, é a entidade que regulamenta o esporte no mundo.

Origem - A criação das corridas de remo remonta ao antigo Egito, onde os barqueiros do rio Nilo competiam com suas embarcações para participar da procissão funerária dos faraós. As primeiras regatas como as que conhecemos hoje se realizam em Veneza, na Itália, em 1315. Em 1715, Thomas Doggett organiza uma competição entre barqueiros profissionais pelo rio Tâmisa, em Londres, no Reino Unido. Nesse mesmo local, em 1829, as universidades de Oxford e Cambridge enfrentam-se pela primeira vez em uma corrida de 7 quilômetros, que se realiza anualmente até hoje.

Regras – As provas são disputadas em raias de 2.000 m (para homens) e 1.000 m (para mulheres). O tipo e o tamanho dos remos variam de acordo com a modalidade de competição. Nas provas em que cada atleta utiliza dois remos, eles são do tipo curto (cujo comprimento varia entre 2,89 m e 3 m). Quando se emprega um só remo, ele é longo (entre 3,65 m e 3,96 m de comprimento). Há oito categorias principais no remo.

Skiff simples – para homens e mulheres, em barcos de 8,2 m de comprimento, em que uma única pessoa maneja dois remos curtos.

Dois sem timoneiro – também para homens e mulheres. Os barcos medem 10,4 m de comprimento e levam duas pessoas com um remo longo cada uma.

Dois com timoneiro – categoria apenas para homens, não disputada nas Olimpíadas. Duas pessoas, cada uma com um remo longo, são orientadas por um timoneiro (chamado de patrão), que manobra a embarcação com o timão e dá instruções durante a regata. O barco tem 10,7 m de comprimento.

Skiff duplo – para homens e mulheres. O barco, de 10,4 m de comprimento, leva duas pessoas, com dois remos curtos cada uma.

Quatro sem timoneiro – para quatro remadores, todos homens, com um remo longo cada um, em barcos de 13,4 m de comprimento.

Quatro com timoneiro – para homens ou mulheres (quatro remadores e um timoneiro), com um remo longo cada um, a bordo de um barco de 13,7 m de comprimento.

Quádruplo skiff – quatro pessoas, homens ou mulheres, com dois remos curtos cada uma, impulsionam uma embarcação de 13,4 m de comprimento.

Oito com timoneiro – oito homens ou mulheres, com um remo longo cada um, mais o timoneiro, a bordo de um barco de 18,9 m.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem