Surfe | Regras e Origem do Surfe

Origem – A criação do surfe é atribuída aos habitantes da ilha de Uros, no Peru, que havia 450 anos desafiavam o oceano Pacífico em balsas de palha, ancestrais das primeiras pranchas, talhadas em peroba por George Freeth e Duke Kahanamoku no início do século XX, no Havaí. As pranchas de poliuretano, mais resistentes e flexíveis, surgem nos anos 1950. O primeiro torneio internacional é realizado em 1953, no Havaí. A ilha norte-americana tem tanta importância para o surfe que os atletas nascidos ali competem pelo Havaí, e não pelos Estados Unidos.
Regras - As competições ocorrem em praias com ondas regulares de pelo menos 0,5 m. O objetivo é manter-se em pé na prancha o maior tempo possível, equilibrando-se na crista da onda e deslizando na diagonal em relação à praia. As manobras são pontuadas pelos juízes. Os surfistas são agrupados em duplas ou quartetos e competem entre si uma vez nas chamadas baterias. Quem somar mais pontos passa à etapa seguinte. Os vencedores vão sendo reagrupados até o final.
Competições – O principal torneio é o World Championship Tour (WCT), que reúne os 47 melhores surfistas profissionais do mundo. Durante o ano são disputadas 12 etapas, que somam pontos para o ranking mundial. Outro circuito mundial é o World Qualifying Series (WQS), espécie de "segunda divisão" do surfe mundial. Os 15 melhores do ranking do WQS participam do WCT no ano seguinte.
No Brasil – Supersurf é o nome dado, desde 2003, ao circuito brasileiro de surfe profissional.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com