Tênis | Origem e Regras do Tênis

Tênis | Origem e Regras do Tênis

Tênis | Origem e Regras do TênisO esporte é regido no mundo pela Federação Internacional de Tênis (ITF). O circuito profissional masculino é organizado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e, o feminino, pela Associação de Tênis Feminino (WTA). No Brasil, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) controla o esporte.

Olimpíadas – O tênis é disputado desde a primeira edição das Olimpíadas, mas fica de fora por mais de 60 anos e volta apenas oficialmente em Seul, em 1988, com a participação aberta aos profissionais. A partir de Sydney, em 2000, o torneio olímpico ganha importância porque passa a contar pontos para os rankings mundiais.

Origem – O tênis surge de jogos praticados com as mãos por egípcios e persas na Antiguidade. A raquete passa a ser usada no século XVI. A versão mais próxima do tênis atual é a de 1873, quando o major inglês Walter C. Wingfield traz da Índia o sphairistike (esférico, em grego). Em 1875, o esporte sofre alterações e é chamado de lawn tennis, por ser praticado em campo de grama.

Regras – A quadra tem 23,79 m de comprimento. A largura varia de 8,23 m, para jogos entre duas pessoas (simples), a 10,97 m, para quatro pessoas (duplas). A rede tem 1,06 m de altura nas extremidades e 91 cm no meio. A bola, de borracha forrada com flanela, tem de 6,5 cm a 6,8 cm de diâmetro e pesa 57 g. A raquete tem uma rede de fios de náilon com, no máximo, 81,2 cm de comprimento.O jogo começa com o saque de um dos tenistas. Devolvida a bola, ele prossegue até que um dos tenistas lance a bola na rede ou para fora da quadra. A partida é dividida em games, uma disputa de quatro pontos contados da seguinte forma: 15 no primeiro; 30 no segundo; 40 no terceiro; e game no quarto. No caso de empate em 40, vence quem conquistar dois pontos consecutivos. Os sacadores se alternam a cada game. O vencedor de seis games ganha o set, desde que alcance uma diferença de dois games. Se há empate em 6 a 6, joga-se o tie break: ganha quem marcar sete pontos primeiro, contados de forma normal. O tie break não é usado apenas no set decisivo em jogos por competições importantes – neste caso, o tenista deve vencer o set por dois games de diferença.

Grand Slam – A principal série de torneios de tênis é chamada de Grand Slam. É formada por quatro torneios: Aberto da Austrália, Aberto de Roland Garros, na França, Aberto de Wimbledon, no Reino Unido, e Aberto dos Estados Unidos (US Open).

Ranking – O tênis masculino tem dois rankings. O de entradas computa os melhores resultados do atleta nas últimas 52 semanas. A Corrida dos Campeões leva em conta os
resultados apenas durante o ano. No fim da temporada, os dois rankings são unificados. O ranking feminino considera os principais resultados da tenista no decorrer das últimas 52 semanas.

Copa Davis – Instituída em 1900, a Copa Davis é a mais tradicional competição de tênis por equipe. A chave principal é disputada por 16 seleções. Há torneios de acesso regionalizados em todo o mundo.

Federation Cup – Criada em 1963, é o equivalente feminino da Copa Davis

Resultados do Brasil – Gustavo Kuerten conquista em fevereiro de 2004 o título do Brasil Open, disputado na Costa do Sauípe (BA), com vitória sobre o argentino Agustín Calleri. Guga ganha também o vice-campeonato em Viña del Mar, no Chile, derrotado pelo local Fernando González na final. Depois, volta a sentir dores nos quadris, e é operado em 2002. Em Roland Garros, chega às quartas-de-final, mas é eliminado pelo argentino David Nalbandián. Depois de cair na primeira rodada das Olimpíadas de Atenas, Guga decide passar por nova cirurgia. Em setembro, Ricardo Mello torna-se o primeiro brasileiro em atividade, à exceção de Guga, a conquistar um título da série da ATP, que reúne os principais torneios do mundo. Ele conquista o Torneio de Delray Beach (EUA), ao bater na final o norte-americano Vincent Spadea.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem