Vôlei de Praia | Regras e Origem do Vôlei de Praia

Vôlei de Praia | Regras e Origem do Vôlei de Praia

Vôlei de Praia | Regras e Origem do Vôlei de Praia
O esporte, adaptação do vôlei para duas pessoas em jogos na areia, é dirigido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), no mundo, e pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Brasil.

Olimpíadas – O vôlei de praia é disputado nas Olimpíadas desde 1996, em Atlanta.

Origem – O vôlei de praia nasce na Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1960. Ao mesmo tempo, começa a aparecer também no Brasil, como opção de lazer no verão. Torna-se esporte profissional na década de 1980, e espalha-se pelo mundo nos anos seguintes.

Regras – A quadra tem 16 m de comprimento por 8 m de largura. É dividida por uma rede, que mede 2,43 m de altura (masculino) ou 2,24m (feminino). Assim como no vôlei de quadra, não há vantagem. O jogo é disputado em melhor de três sets. Os dois primeiros vão até 21 pontos. Se houver necessidade do terceiro set, ele vai até 15 pontos. Em todos, contudo, é necessário abrir dois pontos de vantagem para fechar o set. Para equilibrar o prejuízo sofrido por causa do sol, as duplas trocam de lado na quadra a cada soma de sete pontos (cinco, no terceiro set). No Circuito Brasileiro, os dois primeiros sets vão até 18 pontos.

Circuito Mundial – A competição mais importante do vôlei de praia é o Circuito Mundial, série que reúne torneios em todo o mundo.

Circuito Brasileiro – A CBV organiza desde 1993 o Circuito Brasileiro. São disputadas 12 etapas, em vários estados do Brasil. A partir de 2005, o Circuito Brasileiro passa a ter 13 etapas. As datas não se chocam com o Circuito Mundial, o que permite aos atletas disputar ambas as competições.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem