São Tomé | Apóstolo de Jesus Nascido em Israel

São Tomé | Apóstolo de Jesus Nascido em Israel

São Tomé | Apóstolo de Jesus Nascido em Israel São Tomé

Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus. Nascido em Israel, esse santo é conhecido injustamente como incrédulo em consequência da sua necessidade de "ver para crer". Sua incredulidade é considerada uma fraqueza humana diante da misericórdia de Deus.

Apesar de não ser quase lembrado na Bíblia, suas participações e indagações são sempre exaltadas pelas boas respostas que recebeu de Jesus. Jesus reuniu os discípulos e os preparava para os grandes acontecimentos que estavam por vir, quando disse em tom de despedida: "Para onde eu vou vocês sabem e sabem também o caminho".

Enquanto todos estavam calados de emoção, São Tomé disse: "Senhor, nós não sabemos para onde vais e como poderemos conhecer o caminho ?" Jesus lhe respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vocês me conhecem, conhecerão, também, meu Pai. Desde este momento vocês o conhecem".

Outro episódio retrata ainda mais a descrença de Tomé e é considerado o mais importante deles, porque é durante este período que Tomé tem a resposta definitiva para as suas interrogações. Na Páscoa, quando Jesus aparece pela primeira vez aos apóstolos, Tomé, que não estava presente, disse que só acreditaria na ressurreição do Senhor quando visse com os próprios olhos e colocasse a mão em suas chagas.

Uma semana após a primeira aparição, Jesus surge de novo entre os apóstolos, desta vez na presença de Tomé, e pede que ele constaste por si próprio as margens de sua Paixão. Tomé exclama: "Meu Senhor e meus Deus" e Jesus lhe responde: "Acreditaste porque viste; felizes os que hão de acreditar sem ter visto".

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem