Seychelles | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos das Ilhas Seychelles

Seychelles | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos das Ilhas Seychelles


Geografia – Área: 455 km². Hora local: +7h. Clima: tropical chuvoso. Capital: Vitória. Cidade: Vitória (75.000) (aglomeração urbana).

População – 95 mil; nacionalidade: seychellense; composição: crioulos 89,1%, indianos 4,7%, malgaxes 3,1%, chineses 1,6%, ingleses 1,5%. Idioma: crioulo (oficial). Religião: cristianismo 96,9% (católicos 90,4%, outros 13,8% - dupla filiação 7,3%), sem religião 1,9%, outras 1,2%. Moeda: rúpia seychellense.

Relações Exteriores – Organizações: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, ONU, SADC, UA. Embaixada: 800, Second Avenue, suíte 400, New York, NY 10017, EUA.

Governo – República presidencialista. Partidos: Frente Progressista do Povo Seychellense (SPPF), Nacional de Seychelles (SNP). Legislativo: unicameral – Assembleia Nacional, com 35 membros. Constituição: 1993.

Menor país africano, Seychelles é um arquipélago de 115 ilhas espalhadas por uma área de 455 quilômetros quadrados no oceano Índico. O isolamento geográfico permitiu o surgimento de espécies animais e vegetais não encontradas em outras regiões. Seu território teria sido parte de um continente formado há milhões de anos por África, Índia, Austrália e Antártica. Cerca de 90% da população habita a ilha Mahé, onde fica a capital, Vitória. A nação abriga dois patrimônios da humanidade: o Atol das Ilhas Aldabra e a Reserva Natural do Vale do Mai. A preocupação com a preservação ambiental limita o número de visitantes, mas o turismo é a principal fonte de receita. A pesca tem ocupado posição importante nas exportações. Seychelles é o país de mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África.

Seychelles, Aspectos Geográficos e Socioeconômicos das Ilhas Seychelles

História de Seychelles

Bandeira das Ilhas SeychellesAs ilhas Seychelles permanecem desabitadas até a chegada dos franceses, em 1742, ainda que já tivessem sido visitadas pelos árabes e pelos portugueses em séculos anteriores. Em 1794, os ingleses incorporam-nas à sua colônia de Maurício, ato oficialmente reconhecido pelas nações europeias apenas em 1814, com o Tratado de Paris. O país conquista a independência em 1976. No ano seguinte, o presidente James Mancham é deposto pelo primeiro-ministro France Albert René, que instaura regime de partido único. A redemocratização inicia-se em 1992, e uma nova Constituição é aprovada em 1993. René é reeleito presidente e obtém maioria absoluta na recém-criada Assembleia Nacional. Em 1995, o país torna-se paraíso fiscal, com a promulgação de legislação que garante a investidores estrangeiros imunidade contra extradição e confisco de bens. Em 1996, o governo altera o texto para impedir a lavagem de dinheiro ilegal. Em 1998, René é reeleito, e seu partido, a Frente Progressista do Povo Seychellense (SPPF), obtém 30 das 34 cadeiras do Parlamento.

Vitória, Capital das Ilhas Seychelles
Vitória, Capital das Ilhas Seychelles

René antecipa as eleições presidenciais para 2001 e, com 54% dos votos, é reeleito novamente. O oposicionista Wavel Ramkalawan, do Partido Nacional de Seychelles (SNP), obtém 45% e afirma que houve fraude. Nas eleições legislativas de 2002, o SPPF consegue 23 cadeiras e mantém a maioria, mas o SNP aumenta sua bancada de um para 11 parlamentares. René renuncia, em abril de 2004, passando a Presidência para o vice, James Michel. René afirma que, aos 68 anos, está se aposentando. Mantém, porém, o cargo de presidente do SPPF, do qual Michel é o secretário-geral.


www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem