Tajiquistão | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos do Tajiquistão

Tajiquistão | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos do Tajiquistão


Geografia – Área: 143.100 km². Hora local: +8h. Clima: árido frio (maior parte) e de montanha (SE). Capital: Dushanbe. Cidades: Dushanbe (600.500), Khujanj (170.400), Kulob (87.500), Qurghonteppa (66.200) (2018).

População – 6,9 milhões (2018); nacionalidade: tajique; composição: tajiques 62%, uzbeques 24%, russos 8%, outros 6%. Idiomas: tadjique (oficial), russo. Religião: islamismo 83,6%, sem religião 12%, outras 2,5%, ateísmo 1,9%. Moeda: somoni.

Relações Exteriores – Organizações: Banco Mundial, CEI, FMI, ONU. Embaixada: Missão Permanente do Tajiquistão junto às Nações Unidas. 136, East 67th Street, New York, NY 10021, EUA; e-mail: tajikistan@un.int.

Governo – República presidencialista. Div. administrativa: 3 regiões subdivididas em distritos e 1 região autônoma (Gornyi Badakhshan). Partidos: Democrático Popular do Tajiquistão (HDKT), Comunista do Tajiquistão (PCT), do Renascimento Islâmico do Tajiquistão (NIT). Legislativo: bicameral – Assembleia de Representantes, com 63 membros; Assembleia Nacional, com 33 membros. Constituição: 1994.

Situado na Ásia Central, o Tajiquistão é uma ex-república soviética. A maior parte de seu território fica acima dos 3 mil metros de altitude, com picos que ultrapassam 7 mil metros. Menos de 10% das terras são adequadas à agricultura, em razão do relevo montanhoso. Ainda assim, a maioria da população trabalha no campo. Embora o solo seja rico em minerais como ouro, prata e alumínio, o país é o mais pobre da região e sofre as consequências de uma guerra civil que devastou a economia. A religião predominante é o Islamismo. Os costumes e o idioma do Tajiquistão têm fortes raízes na cultura iraniana.

TAJIQUISTÃO - ASPECTOS GEOGRÁFICOS E SOCIAIS DO TAJIQUISTÃO

Bandeira do TajiquistãoHistória do Tajiquistão

Habitada por povos sedentários no primeiro milênio antes de Cristo, a região cai sob o domínio dos persas (século VI a.C.) e macedônios (século IV a.C.). Islamizada no século VIII, durante a ocupação árabe, é integrada ao Império Mongol no século XIII. Em 1868 é anexada à Rússia czarista. Após a Revolução Russa, em 1917, guerrilheiros islâmicos lutam contra o Exército Vermelho até 1921. O país torna-se uma república soviética em 1929. Nos anos 1970 cresce a influência islâmica e a oposição à minoria russa no poder.

Dushanbe, Capital do Tajiquistão
Dushanbe, Capital do Tajiquistão
Independência – Em agosto de 1991 caem os dirigentes soviéticos no Tajiquistão, depois do apoio dado à tentativa de golpe contra Mikhail Gorbatchov. Em setembro é proclamada a independência e, em 1992, o país mergulha numa guerra civil entre comunistas, que têm apoio russo, e grupos islâmicos. O presidente tadjique, Imamali Rakhmonov, e grupos islâmicos da Oposição Tajique Unida assinam acordo de paz em 1997. A aliança opositora passa a integrar o governo, mas grupos contrários ao acordo continuam agindo. Rakhmonov é reeleito em 1999, em pleito considerado fraudulento pela oposição. A nação adota uma nova moeda, o somoni, em 2000.

O governo tajique apoia a ofensiva militar dos Estados Unidos (EUA) contra o Afeganistão em 2001. Um referendo popular, em junho de 2003, aprova várias modificações constitucionais, entre as quais a que permite mais duas reeleições do presidente Rakhmonov.O governo combate os grupos islâmicos. Em 2004, um dirigente do Partido do Renascimento Islâmico do Tajiquistão (NIT), Shamsiddin Shamsiddinov, é condenado a 16 anos de prisão, com base em acusações da época da guerra civil. A Federação Russa inaugura, em outubro, uma base militar em território tadjique. A iniciativa é vista como tentativa de manter sua influência sobre a região.


www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem