Anfiteatro, Antigas Construções para Espetáculos Públicos

Anfiteatro, Antigas Construções para Espetáculos Públicos

Anfiteatro, Antigas Construções para Espetáculos PúblicosO termo vem do grego amphitéatron, "teatro rodeado de assentos", mas o anfiteatro é uma construção genuinamente romana, destinada a servir de recinto permanente para espetáculos públicos, sobretudo as lutas de feras e de gladiadores.

Nenhuma imagem evoca com tanta eloquência o fausto da Roma imperial quanto a do imenso anfiteatro do Coliseu, onde se celebravam os jogos.

O anfiteatro mais antigo que se conhece é o de Pompeia, construído inteiramente em pedra, por volta do ano 80 a.C. Em Roma, o primeiro foi o de Escauro, destruído no incêndio da época de Nero. Entre 70 e 82 da era cristã, os imperadores Vespasiano e Tito ergueram o anfiteatro de Flávio, ou Coliseu, que podia receber até cinquenta mil espectadores e era o maior do Império Romano. Depois foram construídos muitos outros, como o de Verona e o de Nîmes, na França. Conhecem-se ruínas de mais de 75 anfiteatros romanos, encontradas nas antigas províncias imperiais.

Arquitetonicamente, os anfiteatros eram edifícios de planta elíptica ou circular, em cujo espaço central ficava a arena. As arenas tinham comprimento de sessenta a noventa metros e largura de 35 a 60m. Sob muitos anfiteatros havia um complicado labirinto de corredores, acessos à arena, alojamentos para os gladiadores, jaulas para os animais etc. Uma barreira separava o público da arena. Esta era rodeada por um muro, acima do qual erguiam-se degraus (arquibancadas) divididos em setores, ou galerias (maeniana), reservados aos diferentes níveis sociais. O setor inferior, ou pódio, destinava-se ao imperador e seu séquito -- os quais tinham um camarote exclusivo --, as vestais, os cônsules, os pretores, os embaixadores, os sacerdotes e outros convidados especiais. No segundo setor sentavam-se os patrícios; no terceiro, os plebeus; e no quarto, as mulheres. Toldos ou coberturas móveis protegiam os espectadores do sol e da chuva.

A construção de edifícios tão monumentais demonstra a extraordinária capacidade dos arquitetos romanos, que descarregavam o peso dos degraus -- ou cavea -- sobre o muro externo, composto por arcadas superpostas.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem