Rio Paraíba do Sul - Brasil

Rio Paraíba do Sul - Brasil
Rio Paraíba do Sul - Brasil
Rio Paraíba do Sul
O rio Paraíba do Sul nasce do encontro dos rios Paraibuna e Paraitinga, na serra da Bocaina, na porção leste do estado de São Paulo, entre Moji das Cruzes e Jacareí, a 1.800m de altitude. Com extensão de cerca de 1.100km, banha parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e marca parte da divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre seus afluentes se contam, pela margem direita, os rios Piraí, Piabanha, Paquequer e Dois Rios e, pela esquerda, Pirapitinga, Pomba e Muriaé.

O vale do Paraíba, escavado entre as serras da Mantiqueira e do Mar, deve a riqueza primitiva de seus núcleos urbanos à cultura da cana-de-açúcar. O rio, outrora piscoso, pagou um alto preço pelo progresso, poluído pelos rejeitos industriais das mesmas cidades que ajudou a crescer.

Ao chegar à cidade de São Fidélis RJ, forma as cachoeiras de Lavrinhas, do Salto e do Funil, antes de desaguar no Atlântico, nos arredores de São João da Barra RJ. O Paraíba do Sul banha, entre outras, as cidades paulistas de São José dos Campos e Guaratinguetá, e, no estado do Rio de Janeiro, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Três Rios e Campos dos Goitacases. Navegável na parte mais baixa de seu curso, desempenhou papel de importância fundamental para o desenvolvimento agrícola e industrial de uma vasta região. Entre os principais produtos industriais do vale do Paraíba se contam têxteis, com centro em Taubaté, automóveis e material de transporte. Funciona ainda nessa área a fábrica de aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), em São José dos Campos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem