Razões do AI-5 | Regime Militar

Costa e Silva
Presidente da República
"O presidente da República (ruído de sirenes), que se considera ainda legítimo representante da revolução de 1964, vê-se num momento crítico, em que ele tem que tomar uma decisão optativa - ou a revolução continua ou a revolução se desagrega... chega um momento em que acima da vontade de um homem está o interesse nacional, a harmonia, a tranqüilidade, a paz para o povo brasileiro...(...) Vamos tomar no sentido de uma manifestação, ou uma expansão, uma extrapolação de recalques que porventura tenha sido causada pela hostilidade do poder público em relação à área política? ...há poucos dias, falando a um grupo de deputados eu usei uma imagem: a maré é violenta contra as costas procurando erodir a área revolucionária... "
Pedro Aleixo
Vice-presidente da República
"Nenhum de nós, ao tomar conhecimento da matéria, pode deixar de reconhecer a gravidade da situação... cumpre ainda ter em vista que outras medidas também poderiam ter sido solicitadas se não tivessem aquele alcance de situar os membros da Câmara dos Deputados no dilema de conceder ou de negar licença... "
Lyra Tavares
Ministro do Exército
"...vi com merecido respeito os conceitos de jurista... do doutor Pedro Aleixo... devo declarar que, se ele tivesse diretamente a responsabilidade de manter esta nação em ordem, ele não se ateria tanto aos textos respeitabilistas do direito e das leis. Nós estamos agora perdendo condições... de manter aordem neste país... A questãoé que o Exército não terá condições de resguardar a segurança nacional quando atentam contra ela..."
Delfim Netto
Ministro da Fazenda
"Senhor presidente, senhores membros do conselho. Eu creio que a revolução veio não apenas para restaurar a moralidade administrativa neste país mas principalmente para criar as condições que permitissem a modificação de estruturas que facilitassem o desenvolvimento econômico. Esse é realmente o objetivo básico. Creio que a revolução muito cedo meteu-se numa camisa-de-força que a impede de realmente realizar esses objetivos.
Médici
Chefe do SNI
"...me sinto perfeitamente à vontade... em dar o meu aprovo... Em uma reunião do Conselho de Segurança... tive oportunidade de fazer um minucioso relatório sobre a situação nacional brasileira e demonstrei aos conselheiros, por fatos e por ações, que o que estava na rua era a contra-revolução... Vossa excelência foi tolerante por demais porque naquela oportunidade eu já solicitava... que fossem tomadas medidas excepcionais para combater a contra-revolução que estava na rua... "
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br