Boi Corre Campo | Amazonas

Boi Corre Campo | Amazonas

Boi Corre Campo | Amazonas

A Associação Folclórica Cultural Boi Bumbá Boi Corre Campo surgiu em 01 de maio de 1942, no bairro da Cachoeirinha. Os responsáveis foram os jovens Astrogildo Pereira dos Santos, Miro Santos, Antônio Altino da Silva, Dionízio Gomes, Mauro Cruz e outros, que àquela altura brincavam de boi.

Apesar das dificuldades, a garotada não desistiu e começou a ensaiar no bairro Ajuricaba a Borba. Dançavam no curral e nas casas onde eram solicitados.

Com o desaparecimento dos bumbás "Caprichoso" e "Vencedor", o Corre Campos passou a dividir com o "Mina de Ouro" a admiração e os aplausos do público.

Prêmios
Em 1952, o Fast Club promoveu um festival no antigo campo do Ipiranga e o Corre Campo tirou o 1° lugar. O mesmo aconteceu em 1957, quando foi promovido o 1° Festival Folclórico no Estádio General Osório. A última grande vitória do corre Campo foi no ano 2005.

O primeiro boi era armado de pernamanca, cipó e coberto de flanela. Em 1945, Lauro Chibé criou um boi que durou até 1970, quando então Miro desmanchou e fez outro. Foram introduzidas modificações, como por exemplo, mexer a orelha, o rabo e mostrar a língua.

Atualmente foi confeccionado um boi mais moderno pelo artista plástico Jair Mendes. Os figurinistas Custódio, João e José Luiz, são responsáveis pela beleza policrômica das fantasias.

Boi Corre Campo | Amazonas

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem