Como se Tornar Mais Inteligente

Como se Tornar Mais Inteligente

Como se Tornar Mais InteligentePara você que quer turbinar seu modo de pensar e ser mais inteligente, ou até mesmo para quem já se sentiu, alguma vez na vida, envergonhado quando não conseguia resolver problemas simples, quer seja na escola ou no dia a dia, saiba que todo mundo tem aquele momento quando acha que não sabe de nada. Claro, você não pode saber tudo, mas não importa quão inteligente seja, você pode começar a se tornar mais inteligente agora.

Melhore sua memória. Muito do que é geralmente considerado inteligência é simplesmente a capacidade de lembrar as coisas bem. Você pode melhorar sua capacidade de reter e recordar memórias em uma variedade de maneiras, incluindo o uso de mnemônicos e o ato de prestar mais atenção aos detalhes.

Estude mais efetivamente. Se você tem um branco quando o professor lhe pergunta algo ou se você se sai mal nos exames, pode ser que não esteja estudando bastante. Mesmo se você estuda muito, melhorar suas habilidades de estudo pode fazer uma grande diferença.

Leia sempre. Praticamente tudo o que os seres humanos sabem pode ser encontrado impresso, seja em livros e revistas ou na internet. Tornar-se um leitor voraz vai expor você a mais ideias e informações. Se você é um leitor lento, considere aumentar a sua velocidade de leitura. Considere fazer notas e talvez procurar uma ou duas palavras no dicionário. Visite com frequência a biblioteca e pegue um livro para ler,  assunto não é tão importante quanto o ato de leitura. Tenha sempre algo bom para ler em mãos.

Seja mais curioso. Como algumas pessoas sabem tanto? Habilidades de memória em boas condições são apenas parte da resposta: você também precisa ser curioso. Se você estiver satisfeito em passar pela vida com pouca ou nenhuma compreensão das coisas com que você não está familiarizado, não vai aprender muito. Faça um esforço consciente para ser mais curioso, lembrando-se que desenvolver sua curiosidade ampliará seus horizontes e ajudará a torná-lo mais inteligente.

Pesquise sempre. Curiosidade sem iniciativa é como ter um carro que está sem gasolina — não vai levá-lo em qualquer lugar. Felizmente, quando se trata de conhecimento, você nunca está longe de se sair bem. Se você ler uma palavra que não conhece, procure no dicionário. Se você quer saber como os aviões voam, leia um livro sobre isso. Se você quiser saber mais sobre política, pegue um jornal. Com o acesso à internet agora difundido, há menos desculpa para não encontrar algo que você queira saber.

Aprenda a pesquisar. Se você souber como usar referências, utilizando uma ferramenta de busca da internet, você será capaz de encontrar as informações que deseja mais rápida e eficazmente. Habilidades eficazes de pesquisa alimentarão sua curiosidade, porque você vai se tornar mais confiante em sua capacidade de acessar o conhecimento. Se suas habilidades de investigação deixam algo a desejar, faça uma aula ou um workshop sobre como pesquisar, pergunte a um bibliotecário ou professor ou simplesmente pratique pesquisando. Ou apenas aperte as abas de "ajuda" dos programas de computador e internet e leia.

Seja autodidata. Há muito mais a ser dito sobre inteligência do que o que está no "livro dos espertos". Todos nós podemos aprender a executar tarefas diárias no trabalho, casa e escola. Se você não sabe como fazer alguma coisa, resista a pedir para alguém para fazê-lo para você ou mostrar-lhe como. Na maioria dos casos, você será capaz de descobrir por seus próprios meios, por tentativa e erro ou pesquisando. Embora geralmente leve mais tempo para descobrir algo sozinho, você vai aprender mais sobre o processo global e lembrará melhor de tudo. Mais importante ainda, você vai exercer suas habilidades de resolução de problemas em vez de suas habilidades de "fazer o que o outro disse".

Peça ajuda, quando precisar. É bom descobrir as coisas sozinho, mas às vezes você pode não ter tempo suficiente para fazê-lo, apesar de seus esforços. Não desista; peça a alguém para mostrar-lhe como. Certifique-se de prestar atenção e fazer quaisquer perguntas para que nunca tenha que perguntar a mesma coisa novamente.

Exercite sua memória de diferentes maneiras. A maioria de nós é bom em coisas que fazemos naturalmente ou nas atividades que fazemos todos os dias. Desafiar a si mesmo para aprender uma nova habilidade ou pensar de maneira diferente, no entanto, fará você se tornar mais inteligente. Escolha algo que você gostaria de aprender a fazer (tocar acordeom, por exemplo, ou um assunto que não saiba muito bem - talvez matemática) e concentre-se nessa coisa. Inicialmente, você pode ficar desconfortável e sentir-se ainda menos inteligente do que você é, mas se você estudar ou praticar diligentemente, vai se tornar mais confiante e vai fazer novas conexões em sua mente.

Ensine aos outros o que você sabe. Para ensinar algo a alguém, você tem que saber isso muito bem. Quando você tenta explicar uma ideia ou habilidade para outra pessoa, não só vai se lembrar melhor você mesmo, como também verá que as perguntas da outra pessoa irão ajudá-lo a descobrir o quão bom você realmente é e se sabe o que está falando.

Aprenda uma nova palavra a cada dia. Vá ao dicionário e encontre uma palavra que você não saiba, então pratique seu uso durante todo o dia. Quando você se deparar com uma nova palavra, procure.

Faça o dever de casa se estiver na escola! Não procrastine, não termine na última hora e nem copie de alguém. Os trabalhos de casa são para praticar e, quando você fizer isso, vai se tornar mais confiante no assunto. Mas lembre-se, o tempo dedicado ao dever de casa não é o mesmo tempo de estudo, então você não pode contar como estudo fazer a lição de casa.

Encontre um hobby que lhe interesse. Muitas pessoas aumentam sua inteligência tentando ficar melhores em algo em que já são boas. Por exemplo, um programador de computador fica mais inteligente se souber programação, e isso também pode ajudá-lo com seu trabalho.

Rodeie-se de pessoas inteligentes. Ficar em torno de pessoas que são mais espertas do que você pode ajudar você a saber mais.

Fique antenado em notícias. Manter-se informado dos eventos atuais vai deixá-lo atualizado e muito mais bem informado sobre os acontecimentos ao seu redor e do mundo.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem